Com inflação mais forte, juros podem beirar 9%, diz Ricardo Amorim
O Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking de países com a maior quantidade de mulheres empreendedoras, sendo que quase metade das microempresas são gerenciadas por elas. Por outro lado, muitas mulheres ainda sentem falta de se conectarem com outras empreendedoras para discutir sobre formação, negócios e carreira. Foi pensando em criar esse espaço de debate que as capixabas Juliana Zaganelli, Nina Veiga, Flávia Herkenhoff e Letícia Novaes criaram o grupo Papo de Quinta. Conheça mais a seguir.
Vontade de ter conversas sobre negócios e estar em contato com ideias novas. Essa é uma demanda de mulheres que querem tirar um projeto do papel e montar sua própria empresa, segundo Juliana Zaganelli, empreendedora capixaba e fundadora do grupo Papo de Quinta.
“Sempre quis ter discussões de alto nível sobre liderança e empreendedorismo feminino, mas não tinha esses momentos no meu ciclo comum de amizades. Então, encontrei outras mulheres que também queriam ter esses diálogos e começamos a nos reunir mensalmente . Participam dos encontros desde mulheres que já empreendem até as que querem deixar o emprego para abrir um negócio”, pontua Juliana.
Com reuniões temáticas periódicas que tratam desde gestão até felicidade, o grupo Papo de Quinta vai muito além de troca de experiências. “Muitas participantes se unem para criar novos projetos e alguns negócios surgiram dos encontros proporcionados pelo Papo de Quinta”, aponta.
Juliana é um desses exemplos. Ela começou sua carreira trabalhando na empresa administrada por sua família, mas, após os encontros do grupo de empreendedoras, decidiu fundar a sua própria startup no segmento de propriedade industrial, a Cimpler.
Para o futuro, o objetivo do grupo Papo de Quinta é disponibilizar as especialidades de cada uma das participantes para apoiar empreendedoras capixabas. “Queremos ajudar a quem está empreendendo informalmente e proporcionar mais autonomia, principalmente aquelas que praticam empreendedorismo por necessidade. Por meio de workshops, vamos levar informação e ajudar outras mulheres a se consolidarem como empreendedoras”, encerra Zaganelli.
Neste domingo, o Programa Mundo Business recebe o quadro Agro Business, por Stefany Sampaio, titular da coluna de mesmo nome.
Amanhã, veremos como foi a visita da especialista em agronegócio a Ibatiba, onde conhece a sede da Natufert, fabricante de fertilizantes orgâncios, e visita um produtor rural para tratar de produtividade no campo.
Além disso, eu, Ricardo Frizera, converso com o deputado Felipe Rigoni sobre sua trajetória e conversamos com Cris Samorini, presidente da Findes, sobre os principais desafios da indústria capixaba.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória