Entre reconhecimento de documentos e idas ao cartório, comprar um automóvel sempre foi sinônimo de contratempo. Mas esse processo analógico está prestes a ser extinto pelas plataformas digitais que permitem tramitar toda a documentação de casa. A Vianuvem, startup fundada pelo capixaba Heitor Orletti, é a maior empresa de digitalização de venda de automóveis do Brasil, e participa de $ 20 bilhões em vendas por mês. A tecnologia da Vianuvem chamou a atenção da unico, antiga Acesso Digital, que nesta semana adquiriu a Vianuvem em busca de criar um cadastro único para compras online.
A unico, fundada em 2007 e conhecida até o ano passado como Acesso Digital, recebeu um aporte de R$ 580 milhões dos fundos General Atlantic e SoftBank em 2020 e iniciou uma série de aquisições para criar um cadastro único que permite compras online com mais segurança e menos burocracia.
Operando em plataformas de e-commerce como Magazine Luiza, Lojas Americanas e Vivo, a unico incorporou a tecnologia de vendas de automóveis online com a aquisição da startup Vianuvem, fundada pelo capixaba Heitor Orletti.
Com essa aquisição, a unico vai ampliar o portfólio de produtos, auxiliando os brasileiros a comprarem veículos sem sair de casa. Essa é a primeira investida da unico após receber o aporte multimilionário.
Fundada em 2017, a Vianuvem possui parceria com mais de 2.500 concessionárias está presente em 60% das transações de compras de carros novos do país. Desde seu lançamento no mercado vem dobrando de tamanho ano após ano. No Espírito Santo, a Vianuvem opera vendas de automóveis de empresas como Grupo Águia Branca, Grupo Pianna, Grupo Orletti, Grupo Prime e Grupo Lider (CVC).
Na prática, quando o cliente compra o carro no site de uma concessionária que conta com a tecnologia da Vianuvem, ele recebe um link por SMS que permite enviar documentação necessária e fazer as assinaturas de forma online. O carro é entregue na casa do comprador.
Durante a pandemia, a startup somou R$ 20 bilhões em transações mensais. Somente no ano passado, 800 novas concessionárias aderiram ao serviço, que diminui o tempo médio de venda de um automóvel de 14 para dois dias.
De acordo com Guilherme Cervieri, responsável pelas áreas de estratégia e fusões e aquisições (M&A) da unico, a compra é a primeira de diversas que a companhia pretende realizar.
“Estamos com uma estratégia robusta e atentos às oportunidades do mercado. Este é o primeiro passo de um plano de médio e longo prazo, sendo um setor de destaque e ampliação do alcance de nossos produtos”, afirma. O processo de incorporação total da companhia levará 6 meses, com 100% de integração da tecnologia e carteira de clientes.
Com a aquisição de 100% das operações da Vianuvem, a unico vai incorporar tecnologia com a principal solução digital, onde o consumidor envia documentos digitalmente da sua casa via plataforma com objetivo de desburocratizar os processos de compra e venda de carros. A Vianuvem, por sua vez, vai aprimorar sua plataforma com a tecnologia de reconhecimento de documentos e biometria facial desenvolvida pela unico.
“A estratégia está alinhada com o futuro desburocratizado, onde as pessoas poderão ter autonomia e poder de consumo em ambientes totalmente digitais, com segurança, transparência e privacidade.”, afirma Diego Martins, fundador e CEO da unico.
Para Fredy Evangelista, cofundador e CEO da Vianuvem, a venda representa a oportunidade de acelerar a transformação do setor e a evolução do mercado de veículos. “Como unico, teremos uma estrutura mais robusta para evoluir o produto, com maior escalabilidade para o negócio. Vamos seguir melhorando a solução, que tem como objetivo desburocratizar a compra de veículos, promovendo a transformação digital na vida de milhares de brasileiros”, finaliza.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória