Digaí, com Modesto Carvalhosa: os perigos de uma nova constituição
Depois de uma maratona de capacitações, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis – Sescon, com o apoio do Sebrae, certificou 13 empresas no Programa de Qualidade Contábil. A certificação aconteceu no último dia 15 de julho em um evento híbrido na sede do Sescon.
O certificado funciona como um selo de qualidade e aponta quais empresas passaram por todo o processo de orientação, preparação e consultoria do PQC e aplicaram as diretrizes em seus processos.
Entre os benefícios do Programa de Qualidade Contábil estão a possibilidade de identificar o nível de gestão, o incentivo à melhoria contínua, o reconhecimento externo do patamar de gestão e qualidade, trocas de experiências entre os participantes, além da análise de indicadores voltados totalmente para o mercado contábil. Neste caso, a empresa tem a oportunidade de se comparar com escritórios da mesma região, com faturamentos e números de funcionários similares, o que é uma excelente ferramenta nos dias de hoje, com o mercado cada vez mais competitivo.
O Programa é norteado por sete pontos: liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos. A empresa que participa da atividade é incentivada repensar sua gestão e tomar as medidas necessárias para melhorar os indicadores e atingir suas metas. Trata-se de um incentivo à evolução da gestão e o reconhecimento a cada estágio alcançado.
No projeto, há seis modalidades, desde a categoria Participante (para a organização que não tem a cultura de medir o desempenho, mas quer iniciar) até o reconhecimento de uma a cinco estrelas. Ao final do processo, há uma banca avaliadora, com a participação de membro da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon).
“O momento é de pensar na gestão da empresa, no resultado da organização, em como gerir pessoas, ouvir o cliente e monitorar eventuais gargalos. É necessário estar bem informado e com os processos alinhados, preparados para as mudanças que já vieram e outras que ainda estão por vir. A gestão pela excelência é uma forma consistente de garantir a sustentabilidade das organizações”, reforçou o presidente do Sescon/ES, Elido Emmerich.
Quatro instituições foram selecionadas na capital: Fundação de Assistência e Educação – Faesa, Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – Acacci, Serviço de Engajamento Comunitário – Secri e Fundação Beneficente Praia do Canto.
No total, o edital do Sicoob irá destinar R$ 1,6 milhão em investimentos de responsabilidade social em diversos municípios capixabas e também em algumas cidades do Rio de Janeiro.
“O Sicoob está sempre aberto para conhecer boas iniciativas e apoiá-las. Não entregamos apenas produtos e serviços de qualidade, mas carregamos em nosso DNA o compromisso social de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. A inclusão socioeconômica também é marca registrada do cooperativismo”, disse a superintendente institucional do Sicoob ES, Sandra Kwak.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória