Startup unico recebe aporte do Softbank valendo US$ 1 bilhão
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) está construindo um centro de inteligência no oitavo andar da sede da Federação, em Vitória. O chamado DataLab reunirá profissionais qualificados para a produção de estudos e pesquisas e vai embasar estratégias de atração de investimentos para desenvolver a economia capixaba.
O Centro de Inteligência da Findes, DataLab, contará com a expertise do Ideies, Senai, Sesi, IEL e Cindes, reunindo técnicos qualificados para estudos econômicos.
Segundo a presidente da Findes, Cris Samorini, “o DataLab, ao integrar ferramentas de big data com a capacidade de articulação institucional da Findes, fará a diferença para a atração de investimentos e, consequentemente, para o desenvolvimento da economia capixaba”
O projeto também está em sintonia com a agenda de transformação digital da Findes, já consolidada na Federação com o Findeslab, um hub já totalmente integrado ao ecossistema de inovação no Estado.
A obra do DataLab da Findes deverá ser realizada entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Apenas em equipamentos de tecnologia, como computadores e painéis interativos, serão investidos mais de R$ 750 mil.
Para Cris Samorini, o projeto está em linha com o que vem sido desenvolvido por Federações de Indústrias de estados como Santa Catarina e Paraná, que se destacam nacionalmente em indicadores de competitividade, inovação e empregabilidade.
“Os bons resultados apresentados por Santa Catarina e Paraná certamente são explicados por uma confluência de fatores, mas, em comum, esses Estados têm em suas Federações de Indústrias centros de inteligências e laboratórios de dados que compõem o ecossistema de inovação de suas regiões, fomentando a atração de investimento e ajudando no desenvolvimento da economia local”, destaca Samorini.
A BTR Benefícios e Seguros, fundada pelo capixaba Bruno Autran, fechou uma parceria com a XP Investimentos em um momento em que a empresa de investimentos quer expandir sua atuação no segmento de saúde e benefícios
O foco inicial de atuação são clientes pessoa jurídica de pequeno e médio porte. O início da operação está previsto para o quarto trimestre deste ano.
Bruno Autran, CEO da BTR, vai liderar a nova operação. “Nosso objetivo é oferecer uma plataforma completa de gestão de benefícios corporativos, com tecnologia e excelente experiência do usuário, da mesma maneira que a XP já entrega em outras linhas de negócio”, afirma Autran.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória