Digaí, com Cássio Moro: a legislação trabalhista está preparada para novos modelos de negócios?
A Timenow– uma das maiores empresas de engenharia consultiva do Brasil– acaba de lançar um serviço que vai ao encontro das demandas para o desenvolvimento do mercado imobiliário: o Advysor. A proposta é fornecer uma solução que une gerenciamento de projetos, ferramentas tecnológicas e metodologias ágeis validadas no mercado para resolver dores recorrentes dos investidores e incorporadoras, como atrasos no cronograma de obras e estouro do orçamento. Para isso, a Timenow vai embarcar sua expertise em gestão de projetos nas indústrias nesse novo serviço, que já nasce com entregas relevantes no Espírito Santo, junto a grandes nomes como a Apex Partners.
Na hora de tirar uma nova planta fabril do papel ou reformar uma usina, as indústrias precisam de uma gestão rigorosa para cumprir com os prazos de execução e manter os custos sob controle. Com isso, garantem o retorno do investimento e minimizam riscos.
Por outro lado, projetos do mercado de construção civil muitas vezes não contam com essa maturidade na gestão de projetos. Em razão disso, 90% (Blog Veja Obra) das obras apresentam estouro no orçamento e 73% dos projetos têm atraso nos cronogramas (Ernst & Young).
De olho nessa dor de incorporadoras e investidores, a Timenow– empresa de engenharia consultiva com mais de 25 anos no mercado nacional e internacional – acaba de lançar no mercado o Advysor, um serviço que disponibiliza para o mercado de construção civil seu modelo de gestão de projetos industriais validado ao longo de 25 anos.
Maurílio Alberone, que é Head de novos negócios da Timenow e participou no desenvolvimento do Advysor, comenta que a Timenow adaptou o modelo de gestão de projetos industriais para as necessidades da construção civil. “Com o Advysor, estamos levando metodologias e ferramentas para elevar o nível de gestão de construção de prédios residenciais ou mesmo obras mais repetitivas, como franquias de lojas e redes de supermercados.”
Segundo Enio Borges Junior, diretor de operações da Timenow os serviços do Advysor são atualmente concentrados na interlocução entre investidores e a construtora. Ele explica que essa mediação acontece desde o planejamento da obra e segue durante a execução, com o acompanhamento do avanço físico e financeiro através de indicadores. “Com isso, obtivemos uma redução do custo dos projetos realizados até agora em 10%, além de nenhum atraso”, comemora.
Maurílio destaca ainda que o Advysor também conta com o software Time Connect– utilizado pela Timenow em projetos industriais– para permitir o acompanhamento financeiro e físico da obra e outros KPI’s.
“Na plataforma Time Connect, temos módulos específicos para a construção civil, onde todos os stakeholders podem acompanhar gráficos, relatórios, imagens 360º e documentos para monitorar o avanço do projeto. Essa tecnologia resolve um problema muito comum na construção civil: a descentralização de informações e falta de clareza na comunicação entre investidores e executantes”, encerra.
Apesar de ter sido lançada oficialmente ao mercado nesta semana, a Advysor já participou da gestão de projetos imobiliários da Apex Partners, como o Facilitá Camburi, WL Prime e Eustacchio Ramacioti.
Angelo Dalla CEO da Apex. Partners, comentou a participação da Advysor nesses empreendimentos. “Foi muito importante para nós construirmos essa tecnologia em conjunto, pois trata-se de um escopo complementar ao trabalho da construtora. Hoje a Advysor entrega uma solução excelente em risco orçamentário e vamos avançar ainda mais com esse escopo de atuação daqui pra frente.”
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória