Instituto Fucape vai preparar gestores públicos dos municípios capixabas
Segundo pesquisa do Datastore de agosto deste ano, 14,5 milhões de famílias planejam adquirir um imóvel nos próximos dois anos. Esse número é significativo uma vez que a maioria dos brasileiros realiza apenas uma ou duas aquisições durante a vida. Daniel Aoni, da Aoni Imóveis, observa que, em paralelo a essa demanda pujante, surgem novos corretores e imobiliárias que buscam uma ascensão curta no mercado e que podem trazer riscos às famílias no processo de compra ou venda do imóvel.
Nos últimos anos o mercado imobiliário tornou-se mais aberto, profissionalizou-se e adaptou-se ao processo de digitalização. Mais recentemente, com o aquecimento do mercado e a chegada de novos lançamentos, surgiram novas imobiliárias e corretores de imóveis em todo Brasil.
Nesse mercado crescente, o comprador deve ficar atento ao profissional que o está participando da compra ou venda do imóvel. Daniel Aoni, CEO e fundador da Aoni Imóveis, diz que além de otimizar o tempo do cliente, corretores e imobiliárias devem garantir a segurança da operação– o que nem sempre é verdade.
Em razão disso, Daniel Aoni aponta que é preciso contar com um profissional preparado para identificar as melhores oportunidades.
“É de fundamental importância que o cliente antes de procurar um imóvel escolha com quem comprar. Contar com um profissional especializado em uma localização e segmento do mercado imobiliário é mais assertivo na compra do imóvel para que o cliente tenha maior rentabilidade, liquidez, valorização do seu patrimônio a médio e longo prazo e melhor custo benefício dentro de um orçamento estipulado nas localizações desejadas. Hoje as pessoas têm pouco tempo para se dedicar a atividades fora do trabalho e família e absolutamente um profissional experiente faz toda diferença neste momento tão importante, afirma Aoni.
Além de ajudar o cliente a tomar uma boa decisão de compra, o corretor ou imobiliária com experiência de mercado ajudam a evitar problemas que podem gerar de prejuízos a distratos, argumenta Aoni.
“O profissional deve conferir se a documentação do imóvel está regularizada, se todas as certidões pessoais das duas partes estão em conformidade, além de verificar a matrícula imobiliária, ônus e averbações. Quando o corretor fecha o contrato antes de verificar todos os passos necessários, o comprador pode acabar adquirindo um imóvel com irregularidades, o que pode gerar custos extras e consequente perda de tempo e dinheiro.”
Historicamente, imóveis são investimentos rentáveis e seguros, mas as transações devem contar com apoio de especialistas na área, sugere o CEO e fundador da Aoni Imóveis.
“Quando o cliente busca uma imobiliária para vender ou comprar, é importante saber se esse profissional é especializado no tipo de imóvel em questão. Corretores com carteira de clientes nichada, em geral, têm melhor capacidade de avaliar o imóvel, fazer o negócio com valor mais atrativo e com maior liquidez”, encerra Daniel Aoni.
Um evento promovido em parceria entre a Fucape e a APX Invest vai discutir o o atual cenário econômico e político e como isso está impactando o mercado financeiro e os investimentos.
Dentre os palestrantes convidados estão: Tiago Pessotti, Estrategista-chefe da APX Invest, Aridelmo Teixeira, Secretário da Fazenda de Vitória, Luan Sperandio, Editor-chefe da Apex Partners, e Ricardo Frizera, Head do Folha Business.
O evento ocorrerá no dia 01 de setembro, às 18h30, na Fucape Business School e é aberto ao público. Inscreva-se clicando aqui.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória