Set 2021
12
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Set 2021
12
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

A liberdade: condição ou um direito? Somos livres no Brasil de hoje?

Marcelo: Todo ser humano nasce livre, com seu corpo e sua mente sendo suas primeiras propriedades? Podemos considerar esses fatores como direitos naturais do homem?

Francisco: Nascemos em uma sociedade com regras, por isso, por isso não nascemos livres. Contudo, se retornarmos há 10 mil anos, vida pré-sociedade, o ser humano nascia livre para fazer suas escolhas, sendo a liberdade o primeiro direito adquirido.

Lucas: Não existe liberdade sem dependência. Não à toa, os humanos nascem como seres dependentes de outros, obrigatoriamente. Assim, a liberdade não é um direito, e sim uma condição para viver.

Marcelo: Se hoje não nascemos com liberdade, mas ela seria uma condição para a vida, em que situações estamos: nós não vivemos ou somos livres?

Lucas: No momento em que a liberdade é uma condição natural do ser humano, daí em diante qualquer outra coisa que restrinja a nossa liberdade é escolha nossa. Em relação às leis, por exemplo, temos a escolha de segui-la ou não.

Francisco: Mas a partir do momento em que temos uma sanção para atos que queremos praticar não há liberdade.

Marcelo: Apesar de concordar que a liberdade de fato é uma condição natural, tendo a concordar com o Francisco no ponto em que hoje nós estamos limitados em termos de liberdade, uma vez que o Estado nos impõe regras.

Marcelo: Hoje, em termos de governo, temos o ministro da economia que se intitula como liberal. Mas, na prática, Paulo Guedes é liberal?

Francisco: Ele fala sobre liberalismo e liberdade como ninguém. O discurso dele é muito afiado e convenceu os liberais de que teria um papel de destaque no governo atual. Mas nesses dois anos e meio o discurso não vem se concretizando. Ainda fomentou práticas antiliberais, como aumentar impostos, por exemplo.

Lucas: Nunca me enganei que o Brasil se tornaria liberal em quatro anos por causa do Paulo Guedes. Contudo, há alguns passos importantes rumo a mais liberdade, como a lei de liberdade econômica e do ambiente de negócios.

Marcelo: No liberalismo, o estado deveria proteger a liberdade de pensar e expor os nossos pensamentos, sem cometer violência física ou psicológica à terceiros. Mas hoje podemos defender uma nação sem Estado ou sem um STF? Podemos defender quaisquer ideias se não provocarmos atos de violência contra outras pessoas?

Franciso: Hoje, vemos o Judiciário solicitando exclusão de contas nas redes e prisão de pessoas que se manifestam contra o STF, por exemplo.

Lucas: Acho inocência achar que essas limitações vêm apenas do STF. Temos limitações a liberdade de expressão nas escolas, no ensino superior e em diversos outros campos. Há um campo muito vasto de intervenção na liberdade de expressão no campo estatal de forma silenciosa. O problema é que o foco vem em combater o mensageiro e não a mensagem.

Ouça o primeiro episódio extra da segunda temporada do Digaí no Spotify

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas