Sicoob anuncia R$ 550 milhões em crédito rural para os produtores capixabas
Entre os atrativos para captação de investimentos, o ES se destaca pela posição geográfica, ambiente de negócios e incentivos fiscais. Não à toa, o mercado capixaba vem sendo visto com otimismo por empresários. Os empreendedores também estão de olho no grande potencial de crescimento, riquezas naturais e profissionais qualificados, o Espírito Santo tem recebido uma grande entrada de capital via concessão de crédito, novos empreendimentos, entre outros.
Nessa linha, o estado receberá mais um nome de peso do mercado de crédito: a Sicredi inaugura, nesta sexta-feira (24), suas primeiras agências em Colatina, e prevê expansão até o final do ano em outros nove pontos de atendimento distribuídos em seis municípios capixabas.
Com o caminhar das vacinações contra a COVID-19 no estado, o ES é o 4º estado com a maior porcentagem da população totalmente vacinada, o que tem aumentando o índice de confiança dos consumidores e empresários. Com isso as empresas tendem a investir mais, seja por caixa próprio, seja pelo financiamento e empréstimos.
A projeção do boletim Focus é de uma taxa de juros em 6,5% ao final de 2021, sendo que hoje está em 6,25% ao ano.
Dessa forma, diante do aumento recente da taxa de juros, pegar dinheiro emprestado ficará mais caro, então maior concorrência entre instituições financeiras pode ajudar neste estágio do ciclo da economia a partir do oferecimento de crédito mais barato.
Afinal, com mais recursos, as empresas podem investir mais em suas infraestruturas e operações, bem como gerar mais empregos. “As cooperativas desempenham um importante papel na região onde está localizada e próxima dos associados, valorizando as características e as realidades das regiões, o que fomenta o desenvolvimento sustentável” explica o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
A Sicredi também terá atuação em Vitória, mas a empresa tem mirado neste primeiro momento o desenvolvimento local no campo e na cidade por meio do cooperativismo. Tal expansão do cooperativismo de crédito representa a possibilidade de crescimento e o fortalecimento econômico e social das comunidades.
A instituição, que conta com mais de 115 anos no mercado brasileiro e atende mais de 5 milhões de associados, terá duas filiais na cidade de Colatina, “Com a chegada na cidade, reforçamos nosso compromisso com o crescimento local e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, diz Port.
“Até o final do segundo semestre, abriremos mais sete agências para estar presente em seis municípios capixabas: Colatina, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Pinheiros, Marataízes e Vitória, totalizando nove pontos de atendimento no estado.”
Em um mundo cada vez mais conectado, o inglês se faz tão importante quanto o português. Diante disso, o Centro Educacional Leonardo da Vinci lançará em 2022, junto com a University of Missouri, o programa Elementary School. Voltado para alunos do ensino fundamental I, no regime integral, o projeto busca formar jovens mais preparados para um mundo com fronteiras cada vez menores.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória