Espírito Santo 2050: o que podemos aprender com Santa Catarina?
O programa Mundo Business deste domingo (03) trouxe a história de Leonardo de Castro. Léo, como é conhecido, é sócio e vice-presidente da Fibrasa, uma das maiores empresas de embalagens do país com faturamento anual de R$ 500 milhões por ano e que emprega mais de mil pessoas no país.
Vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, ele defendeu o avanço de agenda de reformas estruturais e contou os principais acertos de sua trajetória.
Confira os principais pontos da matéria. O programa está disponível na íntegra em nosso canal no YouTube.
Hoje, a Fibrasa é uma das maiores empresas de embalagens do Brasil, produzindo embalagens que estão na casa de todos os brasileiros. Contudo, a grande mudança do patamar do negócio ocorreu quando foi criado um embrião no nordeste. “Percebemos a necessidade de plantas industriais mais próximas da região Nordeste para reduzir os custos finais. Quando criamos uma fábrica em Pernambuco, o jogo virou e o negócio se consolidou”, afirmou Léo de Castro.
Contudo, muito antes disso, Léo de Castro contou que iniciou a carreira na Chocolates Garoto e no Grupo Águia Branca. “Foram duas escolas para mim, ao ponto que meu pai falava que eu deveria devolver o salário do estágio porque o foco era ganhar o conhecimento ao estagiar, não o dinheiro”, recordou.
Na carreira associativista, o ex-presidente da Findes, que hoje atua no Conselho de Política Industrial, defendeu que o caminho para uma indústria mais competitiva é o avanço de uma agenda que, para ele, já está velha. “Tivemos duas décadas perdidas nos últimos 40 anos. Precisamos fazer as reformas que estão pautadas há muito tempo, e fazê-las de forma profunda para que trilhem o desenvolvimento de longo prazo”, afirmou.
Por fim, de Castro defendeu maior protagonismo do ES diante do país. “O ES precisa de mais ambição para dialogar com o restante do país. Precisamos mostrar as qualidade que nosso estado tem, trocar mais, trazer mais pessoas de fora e vender o estado para o país. Afinal, não basta pôr o ovo, tem de cacarejar. Isto é, não basta fazer o dever de casa, precisa mostrar e promover o ES!”, concluiu.
Uma liderança que te inspira?
Apple é a empresa que tem mudado o mundo e as relações.
Um princípio inegociável?
Honestidade!
Uma vitória na sua vida?
Família! Filhos bons, esposa maravilhosa, filhos, irmãos..
Uma derrota?
Na vida empresarial, passamos muitos anos negociando contrato com a Sadia. Acabamos perdendo, mas isso nos ajudou a buscar outro caminho. A lição desse episódio foi mostrar que não podemos nos abater diante de uma derrota, ela pode abrir as portas para caminhos melhores.
O melhor investimento?
A empresa que participamos, criamos, acreditamos, investir nossa energia nisso.
A virada de chave na sua vida empresarial?
Quando convenci a Fibrasa a montar uma unidade industrial em Pernambuco. Mudou nossa história!
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória