Com crise hídrica, cresce procura por energia solar
Nesta semana comemora-se o Dia Mundial das Empresas Familiares. Por isso a UTZ Soluções, empresa especializada na formação de jovens herdeiros e sucessores de famílias empresárias, realizou o 2º Fórum UTZ para Empresas Familiares. O evento abordou temas como a liderança feminina nas empresas familiares, gestão patrimonial para famílias empresárias, aspectos subjetivos que impactam na longevidade de negócios familiares e a importância de investir no desenvolvimento de herdeiros. Chamou atenção a fala do sucessor Caíque Orletti, que buscou fora da empresa da família o caminho para o desenvolvimento profissional. Confira
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a participação de Caíque Orletti, do Grupo Orletti. Ele compartilhou sua trajetória e desafios, contando como decidiu desenvolver sua carreira, mas em ambientes profissionais que não possuem relação com a família.
“Foi uma orientação de meu pai: antes de trabalhar comigo, vá aprender e trabalhar com outras pessoas. Se um dia você trabalhar na companhia, você aprenderá comigo, mas também trará aprendizados e inovações que aprendeu nos lugares onde passar”, relembrou.
A trajetória envolveu estágios na Chocolates Garoto, na Agoracred Financeira, a graduação em administração na Fucape. E, a partir do Programa Próxima Geração da UTZ, buscou amadurecimento em intercâmbio em outras empresas e sendo mentorado no programa.
“Fui para a Wine, que bem diferente do grupo da família, é uma empresa jovem, dinâmica, com processos ainda sendo criados. Foi importante para eu desenvolver meu lado analítico, de e-commerce, de marketing e de TI também”, afirmou. De um período inicialmente temporário, o jovem foi efetivado e se tornou analista de Marketing da companhia.
“Não há forma melhor de amadurecer que não pela dor, e recebi um nível de cobrança que, talvez, não receberia da mesma forma se estivesse no grupo da família. Essa cobrança me ajudou a crescer”, lembra.
Uma referência no mundo corporativo, José Salibi Neto, autor do best-seller Gestão do Amanhã, mostrou as diferenças na vida empresarial hoje. “O foco hoje é tratar os clientes como ponto central. Como eles consomem o seu tipo de produto, o que, quando, tudo a partir de dados e tecnologia. Precisa saber de tudo isso para compreender como atendê-los melhor”, afirmou.
“Hoje a tecnologia destrói barreiras de entrada em qualquer setor, e a velocidade como estamos vivendo inovações faz com que produtos e serviços ficam obsoletos muito rapidamente”, explicou. Para Salibi Neto, a única maneira de ser uma empresa competitiva é inovar constantemente, criando produtos e serviços novos constantemente tratando o cliente no centro sempre.
Ontem (6), a Alper Seguros inaugurou seu novo espaço no hub Base27. O evento contou com a presença do CEO nacional da companhia, Marcos Couto, e também com o diretor da filial capixaba, Leonardo Bergamini.
O Senado aprovou ontem projeto que estava oreicupando empreendedores capixabas do setor de comércio atacadista e de empresas que desenvolvem atividades portuárias, aeroportuárias e operações com produtos agropecuários.
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 5/2021, permitirá a prorrogação das isenções, dos incentivos e dos benefícios fiscais ou financeiro-fiscais vinculados ao ICMS destinados à manutenção ou ao incremento das atividades comerciais. O texto segue para sanção presidencial.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória