9 em cada 10 empresas se reinventaram digitalmente desde a pandemia
O atual presidente da Ordem dos Advogados do Espírito Santo, José Carlos Rizk, parece caminhar para sua reeleição à frente da entidade representativa dos advogados. Desde 2019 no cargo, o mandato de Rizk foi marcado pela oposição ao fechamento de 27 comarcas no Espírito Santo e abertura de diálogo com startups ‘legaltechs’ com objetivo de desburocratizar o Direito, como o Jusbrasil. A eleição para a OAB-ES ocorrerá no dia 18 de novembro — a força de Rizk, no entanto, fez com que mesmo a 05 dias do encerramento do período de protocolo de chapas, ainda não haja concorrente registrado para a disputa.
Amanhã: Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, em Vitória para o 5o Encontro Folha Business. Acompanhe.
O advogado José Carlos Rizk foi o mais jovem a ocupar a presidência da OAB/ES, aos 38 anos. Agora, postula à reeleição.
Entre as principais medidas da administração de Rizk à frente da OAB, a luta contra o fechamento de 27 comarcas judiciárias no interior do estado. Também destaca-se a estrutura criada para jovens advogados, como salas coletivas e cursos de formação e a “organização das contas”, fazendo sobrar dinheiro no caixa, como gosta de frisar.
Houve ainda a construção de sedes e novas subseções da OAB, implementação de maior infraestrutura para atuação de advogados do interior, tal como há na Grande Vitória.
Rizk também criou uma comissão de inovação na Ordem. Abriu dialogo com instituições inovadoras no Direito como o JusBrasil — ainda que tenha se oposto a algumas iniciativas de startups ‘legaltechs’, como a Liberfly em dado momento, e talvez se preocupado em excesso com os avanços tecnológicos do marketing na advocacia.
“Foram três anos de muito trabalho e enormes avanços para a OAB-ES, apesar dos desafios impostos pela terrível pandemia que atravessamos. Fizemos mais com menos, criando uma gestão inovadora e transparente, abrindo as portas da Ordem para a advocacia e democratizando o acesso às comissões”, afirma Rizk à coluna.
Ao lado de Rizk, seu ‘fiel escudeiro’ Alberto Nemer, o advogado Luiz Cláudio Allemand e sua vice Anabela Galvão. De acordo com fontes, referenciando pesquisas internas, Rizk tem aprovação de “cerca de 70%” dos advogados capixabas como presidente da Ordem.
Para concorrer com eles, a advogada Érica Neves promete registrar uma segunda chapa hoje às 16 horas — ela se apresenta como pré candidata desde o início do ano, mas até agora não formalizou seu interesse.
Érica é ligada aos grupos de esquerda que ocuparam a OAB na gestão Homero Mafra. Ele, por sinal, compõe a chapa que deve ser registrada. Na pauta, a democratização da advocacia, a formação de um ‘plano coletivo de gestão’ e tecnologia.
Entre seus apoiadores públicos, os advogados Ricardo Brum, Elisangela Melo e Hélio João Pepe.
O presidente do Senado Rodrigo Pacheco está confirmado para participar presencialmente do 5o Encontro Folha Business amanhã (15) 08h em Vitória. Você pode acompanhar o evento ao vivo na transmissão do jornal Folha Vitória.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória