É possível ensinar felicidade? A BeHappier quer mostrar que sim
As Parcerias Público-Privadas têm sido um grande motor para a melhoria na prestação de serviços à população e execução de obras no Brasil e no Espírito Santo. A partir de agora, os municípios capixabas terão mais oportunidades para concretizar essas parcerias por meio do programa ES Inteligente, um serviço de assessoramento em modelagem de concessões e PPPs do Bandes. A proposta do programa é apoiar projetos de energia fotovoltaica, soluções tecnológicas e até infraestrutura de telecomunicações.
Uma das principais vantagens da Parceria Público-Privada é o ganho de eficiência de serviços que geralmente seriam prestados pela iniciativa pública, pois os pagamentos aos operadores privados são sempre condicionados à qualidade do serviço e ao melhor compartilhamento de riscos entre os parceiros.
Um dos exemplos mais recentes desse modelo de contrato no ES é a PPP do saneamento de Cariacica, cuja empresa vencedora investirá R$ 829 milhões ao longo do contrato.
Para levar PPPs para todos os municípios capixabas– com ênfase os mais interioranos– o ES Inteligente, serviço do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, vai intermediar a relação da gestão municipal com o setor privado, por meio de diversas entregas que apoiam o percurso até a concretização da PPP; desde estudos de viabilidade até a legislação necessária para que o serviço seja licitado e ofertado à população.
“Esse tipo de contrato preenche uma lacuna que o ente público teria dificuldades em contratar, tamanha a especificidade dos serviços e obras públicas desse tipo, e que vão, indubitavelmente, melhorar a qualidade de vida da população do município”, enfatizou o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira.
O ES Inteligente assessora as prefeituras municipais em projetos de tratamento de resíduos sólidos urbanos; energia fotovoltaica; iluminação pública; infraestrutura de telecomunicações e soluções tecnológicas agregadas; e sistemas de abastecimento de água e tratamento do esgoto municipal.
O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, salientou que esse tipo de serviço traz o futuro ao Estado. “Além do apoio que o Governo do Estado presta, por meio dos seus projetos, e das tradicionais linhas de crédito que o Bandes já ofertava aos municípios, temos ainda mais esta opção, que engloba a geração de valor nos projetos desenvolvidos pelas prefeituras e que resulta, inevitavelmente, em bons resultados para a qualidade de vida nas regiões do nosso Estado”, comentou.
Apenas seis meses depois de ultrapassar 50 milhões de usuários, o app de pagamentos capixaba PicPay chega à marca de 60 milhões de clientes cadastrados no aplicativo. A conquista representa um aumento de 54,6% no número de usuários só neste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, o avanço foi de 80,2%.
O fluxo de comércio exterior do Espírito Santo apresentou um forte desempenho entre janeiro e setembro de 2021, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. As exportações totalizaram US$ 7,1 bilhões, uma variação de 89,2% em relação ao ano anterior. Os dados são do Ideies/ Findes.
Assista ao primeiro episódio do reality show de empreendedorismo e inovação capixaba. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=FHalmPIQQAs&t=19s
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória