Espírito Startups: conheça os três finalistas que vão concorrer aos R$400 mil no próximo sábado
A inovação e o empreendedorismo têm tomado cada vez mais espaço dentro das empresas capixabas. No Sicoob ES, a criação do Ângulo Hub, espaço voltado para empresas inovadoras, permitiu o surgimento de startups como a Ciclos. Fundada em 2018, a empresa atingiu nesse mês a marca de 20 mil clientes e planeja operar seu primeiro mercado fora do Espírito Santo, na região Norte do país. A Ciclos, que é coordenada por Gustavo Bernardes, é baseada nos princípios do cooperativismo e leva benefícios aos seus clientes em serviços como saúde, telefonia e energia.
A Ciclos nasceu com uma proposta de criar soluções inovadoras para distribuir produtos não financeiros para a base de clientes do Sicoob ES. Para isso, desenvolveu mecanismos para baratear serviços essenciais como telefonia, saúde e energia, tendo como base o modelo cooperativista.
Reunindo um grande número de clientes, a startups negocia preços mais acessíveis para serviços como plano de saúde e telefonia móvel junto a grandes companhias desses setores.
Já para oferecer alternativas mais acessíveis de energia elétrica, a Ciclos possibilita que seus clientes aluguem uma fração de uma usina de geração de energia fotovoltaica construída pelo Sicoob ES em Ibiraçu.
Essa assinatura permite que os consumidores reduzam sua conta de 8% a 15% sem a necessidade da instalação de painéis solares em casa. No futuro próximo, também será possível adquirir uma parte da usina solar do Sicoob ES.
Após cerca de dois anos de atuação junto à cooperativa financeira, a Ciclos cresceu com e alcançou a marca de 20 mil clientes, afirma o coordenador da startup Gustavo Bernardes.
“Com o suporte do ambiente de inovação do Ângulo Hub, a Ciclos cresceu de forma rápida e agora se prepara para operar fora do Espírito Santo, com apoio do Sicoob de outras regiões”, afirma.
O coordenador da startup adianta que já iniciou o período teste da Ciclos em Rondônia e que nos próximos três meses a equipe avaliará formas de replicar o modelo praticado no Espírito Santo.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória