Ciclos, startup do Sicoob ES, alcança 20 mil clientes e inicia expansão nacional
Dono de uma vocação portuária ímpar, o Espírito Santo é uma das principais portas de entrada e saída do comércio exterior brasileiro. O Estado é o 8º maior importador do Brasil e os seus portos movimentam 25% de todas as mercadorias importadas e exportadas pelo país.
Nosso protagonismo no comércio exterior brasileiro foi possível nas últimas décadas, em parte, por conta dos benefícios trazidos pelo Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), um incentivo fiscal para empresas de comércio exterior.
Nesse mês, o Fundap completou 50 anos de existência e empresários do setor e autoridades públicas reforçaram sua importância para a economia capixaba.
Considerado um incentivo fiscal essencial para a manutenção das atividades ligadas ao comércio exterior no Espírito Santo, o Fundap é lembrado por empresários e autoridades públicas como um importante fator no desenvolvimento do Espírito Santo.
Nesta segunda-feira (22), mais de 150 desses atores se reuniram no Palácio Anchieta para celebrar os avanços que o incentivo trouxe ao Espírito Santo, a convite do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do ES (Sindiex) e do Governo do Estado.
O governador Renato Casagrande ressaltou que um dos principais resultados do Fundap foi tornar o Espírito Santo um centro logístico importante para o país e para o mundo.
“O Fundap foi um importante instrumento há 50 anos e continua essencial até os dias de hoje, ajudando a atrair empresas para o Espírito Santo e transformando nosso estado em um centro logístico. Queremos nos abrir cada vez mais para o mundo, então seguimos tendo muito o que avançar e não podemos parar de trabalhar para nos colocar em posição de destaque”, pontuou Casagrande.
Já Sidemar Acosta, presidente do Sindiex, enfatizou que o Fundap trouxe progresso e riqueza para o estado.
“É muito especial estar aqui representando o setor em mais um momento que ficará como um marco na história de todo o legado que o segmento de comércio exterior e, principalmente, o Fundap deixam para o Espírito Santo. São 50 anos de história de um incentivo que trouxe riqueza e progresso para o nosso Estado”, afirmou Sidemar.
O ex-governador do Espírito Santo, Arthur Gerhadt, responsável por regulamentar o Fundap (que foi desenvolvido pelo governo de Christiano Dias Lopes), relembrou os avanços trazidos pelo incentivo fiscal para o estado.
Grandes nomes da história econômica e política que tiveram ligação com o comércio exterior foram homenageados no evento. Dentre eles, Otacílio Coser (Coimex), Graciano Espíndula Filho e Luiz Roberto Côgo, além de Gerhadt.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória