Megaevento de inovação espera receber 20 mil pessoas em Vitória nesse final de semana
O Espírito Santo Innovation Experience é o maior evento de inovação do estado. Ele está ocorrendo na Praça do Papa, em Vitória, até domingo. No evento, há a presença de diversos profissionais de renome nacional e espaço interativos de inovação, contando com mais de 30 painéis e 70 especialistas das áreas de inovação, marketing digital e startups. Entre as novidades, foi apresentado a versão preliminar de um levantamento inédito sobre o panorama das startups no ES.
O resultado faz parte do Startup Scanner, ferramenta da Liga Ventures que permite acompanhar de forma dinâmica as movimentações do ecossistema de inovação, com atualizações constantes, de forma gratuita. A iniciativa foi idealizado pela EDP e contou com apoio estratégico da PwC Brasil, além de diversos parceiros locais, como FindesLab, MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação), Base27 – Hub de Inovação da Engenharia e Construção, SECTIDES (Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico), SEBRAE, IFES, UFES, Azys, Bandes e Rede Vitória.
O propósito do Startup Scanner é mapear as startups ativas no Espírito Santo e promover uma análise sobre o cenário de inovação e empreendedorismo no estado. O relatório final será divulgado em fevereiro, com o diagnóstico sendo uma das primeiras etapas antes de identificar os principais gargalos e dificuldades para as startups conseguirem desenvolver inovação.
A diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil, Andrea Salinas, explica que o envolvimento da companhia no projeto se dá em virtude do Espírito Santo ser considerado prioritário dentro da estratégia de negócios e inovação da EDP em função do crescimento exponencial do ecossistema de startups. “O mapeamento ajuda a criar visibilidade para essas empresas, além de mostrar outras oportunidades de mercado. O que vai fomentar ainda mais todo o ecossistema do estado”, diz.
Já Marinnah Conventi Dias, líder da Innovation Factory da EDP, explica que o plano do Grupo EDP, presente em 20 países, é investir globalmente cerca de €1 bilhão de euros em inovação até 2025.
“Entendemos que temos um papel dentro do ES, e enxergamos o potencial de inovação do estado como formas de trazer cada vez mais inovações. O mapeamento contribui para identificarmos essas oportunidades. Por exemplo: quem são as startups? Quantas são? Quantas startups de energia há por aqui e como a EDP pode contribuir?”, explica.
A ferramenta será contínua, e contribuirá para compreender também a evolução do ecossistema de startups no ES.
O mapa aponta, neste momento, 114 startups ativas, divididas em 26 categorias de atuação.
As cidades que se destacam pela concentração de empresas são Vitória (63,16%), Vila Velha (14,91%) e Serra (9,65%). Já os nichos com os maiores números de soluções são EdTechs (17,54%), Fintechs (9,65%), HealthTechs (7,89%), FoodTechs (7,02%) e MarTechs (6,14%).
Em ano de fundação, 2020 lidera com o maior volume de nascimentos (22,12%), seguido por 2019 (15,93%), 2018 (12,39%) e 2021 (11,50%). A primeira fase do mapeamento também destaca que aproximadamente 75% das startups monitoradas possuem até 15 colaboradores.
Os números do levantamento podem ser acessados neste link. Já as inscrições do Espírito Santo Innovation Experience, que ocorrerá até domingo (5), são gratuitas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória