Dez 2021
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2021
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

“Temos o objetivo de desenvolver o ecossistema de tecnologia digital do Espírito Santo”, diz gestor

Mesmo antes de iniciar a gestão do “fundo de startups” do Bandes, a TM3 Capital já está se tornando conhecida nos círculos de startupeiros, empreendedores e investidores de startups do Espírito Santo. O principal gestor a frente da TM3 revelou que já mapeou os atores do ecossistema de inovação do Espírito Santo e iniciou abriu diálogo com diversas startups.

“Mapeamos mais de 240 startups no estado. A ideia é estarmos prontos para iniciar a atuação logo após a assinatura do contrato, que deve acontecer em algum momento do primeiro trimestre do ano que vem”, conta Marcel Malczewski em entrevista à coluna.

O mandato do Fundo de Investimento em Participação, ou seja, o objetivo que ele deseja alcançar é claro: obter rentabilidade através do investimento em empresas capixabas de base tecnológica, através do investimento e posterior desinvestimento.

Marcel esclarece que esse recurso poderá ser destinado tanto a startups em estágio inicial quanto empresas maiores com alto faturamento– desde que estejam focadas no desenvolvimento de tecnologia.

Segundo o gestor, esse ciclo geralmente dura dez anos, sendo cinco anos de aportes e cinco anos de saídas, que podem ocorrer com a venda da participação das empresas por meio de operações privadas ou ofertas públicas– como abertura de capital na bolsa.

“O fundo tem objetivo de desenvolver o ecossistema de tecnologia digital do Espírito Santo, gerando empreendimentos lucrativos e postos de trabalho de alta renda. Mas o Bandes também tem objetivo de lucrar com essa operação para investir novamente e gerar um ciclo virtuoso”, completa o gestor da TM3 Capital.

Apesar de os recursos do fundo serem destinados a empresas capixabas, o gestor também poderá buscar em outros estados– e porque não países– startups que queiram se instalar no Espírito Santo e receber investimentos. ” O fundo será um atrativo para empresas de tecnologia que querem se instalar no estado. A atratividade é muito grande por conta da localização estratégica e incentivos fiscais como Sudene”, defende Malczewski.

TM3 terá hub para acelerar startups investidas e participará na gestão dos negócios

O investimento realizado pela TM3 Capital com os recursos do Bandes não vai se limitar a um cheque. Além de implantar um modelo de governança em todas as empresas investidas, a TM3 terá assentos no Conselho de Administração.

“Vamos ser muito atuantes no desenvolvimento de cada uma das empresas investidas. Vamos formular um Conselho de Administração, implantar governança em todas as nossas investidas, independente do tamanho”, afirma Marcel Malczewski.

Para apoiar os projetos investidos que estão em fase mais inicial, a TM3 Capital, em parceria com a Ace Aceleradora, criou um hub para tornar o desenvolvimento desses projetos mais rápido.

“A Ace é uma das maiores e melhores aceleradoras de startups da América Latina. Estamos trabalhando com eles desde 2015 e nessa nova parceria, vamos trazer para o Espírito Santo uma aceleradora para apoiar projetos na origem levando orientação, conexões e conhecimento”, pontua.

Postado Agora

Assista ao 6º Encontro Folha Business na íntegra

Confira as palestras de Mansueto Almeida (BTG Pactual), Fábio Faria (Ministro das Comunicações), Ada Mota (Adcos) e muito mais clicando neste link.

Postado Agora

ESG no setor de saúde

Segundo a pesquisa global “ESG para organizações de saúde”, da PwC, 58% dos líderes do setor de saúde preveem ampliar projetos de diversidade e inclusão nos próximos 12 meses. A iniciativa é bem vista por 62% dos consumidores, que avaliam de maneira positiva empresas que realizam ações sociais voltadas para a saúde.

Postado Agora

Líder em instituição financeira

Considerado o maior grupo empresarial do Espírito Santo pelo Anuário IEL 200 2021, o Sicoob ES foi eleito líder em instituição financeira no Prêmio Líder Empresarial, da Rede Vitória.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas