Dez 2021
10
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2021
10
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

No primeiro ano, HUGB aportará ao menos R$ 1 milhão em iniciativas inovadoras

Para as empresas, inovar não é mais uma opção e sim uma condição fundamental para sobreviver no mercado. Para a inovação se tornar uma realidade, muitas companhias capixabas investem em centros próprios de inovação, buscando atrair e desenvolver startups tecnológicas soluções que contribuem para o negócio e geram valor para o cliente.

Uma das organizações capixabas que investiu em um hub nesse formato é o Grupo Buaiz, um dos maiores conglomerados empresariais do estado. Segundo Americo Buaiz Neto, vice-presidente do Hub de inovação do Grupo Buaiz, o HUGB, essa iniciativa surgiu da necessidade de criar um processo estruturado para promover a inovação dentro do Grupo Buaiz.

“O Grupo Buaiz não tinha um processo e um setor para gerar inovação dentro das empresas. Quando nos deparávamos com alguma necessidade em tecnologia, por exemplo, tínhamos que nos movimentar rapidamente para resolvê-la”, explica.

“A partir do HUGB, a ideia é fazer ‘inovação preventiva’. Isso significa, criar soluções antes do problema sequer surgir, e assim criar diferenciais competitivos para as empresas do Grupo no longo prazo”, completou Americo.

A proposta do HUGB é buscar no mercado startups e tecnologias que tenham compatibilidade com as empresas do Grupo Buaiz. No primeiro ano, o recurso investido nessas iniciativas será de, ao menos, R$ 1 milhão.

“Por meio do processo de inovação aberta, vamos investir nessas iniciativas para agregar soluções para as empresas do Grupo, gerando valor para os clientes das empresas. Nosso foco será em startups em estágio bem inicial, que possuem risco maior, mas um custo menor”, complementa.

Hub do Grupo Buaiz terá sede no Base27, em Vitória

Olhando para as necessidades de inovação das empresas do Grupo Buaiz, o vice-presidente do HUGB adianta que já identificou algumas áreas onde a atuação será prioritária.

“Na Buaiz Alimentos, enxergamos que a inovação vai ser direcionada para melhoria de processos e na eficiência da indústria. Na Rede Vitória, que engloba veículos como TV Vitória, Folha Vitória e Jovem Pan, a tecnologia pode trazer muitas novidades para a nossa audiência, com gamificação e anúncios mais tecnológicos. Já para o Shopping Vitória, vejo que a inovação deverá ser direcionada para buscar uma melhoria constante da experiência dos consumidores”.

Americo explica que a atuação inicial do HUGB será silenciosa e direcionada para criar a cultura de inovação dentro das empresas do Grupo Buaiz e posicionar o HUGB como uma ferramenta para solucionar dores e trazer demandas de inovação.

Um dos passos para implementar a cultura de inovação será a criação de um espaço com “cara de startup”, que será a sede do HUGB. “Termos um escritório no Base27, na Enseada do Suá, para receber, conectar, espaço com características de startup: despojado, que não segue o padrão, foge do paradigma de escritórios convencionais.”

Postado Agora

Linhares recebe novo curso de agronomia

A capital do agronegócio do Espírito Santo, Linhares vai receber curso de agronomia da Faesa, que será ministrado de forma híbrida– digital e telepresencial– e contará com a estrutura de laboratórios e salas de aula da faculdade em Linhares.

Postado Agora

Emprego na Grande Vitória

No ES foram criados 3.427 novos empregos formais em outubro. As atividades de comércio (+1.969) e de serviços (+1.947) impulsionaram a abertura de novas vagas no mês. Destaque para os municípios de Vila Velha (+918), Cariacica (+563) e Vitória (+370), em que o setor de serviços foi o principal promotor de novos empregos formais. As informações são do Ideies, entidade do Sistema Findes.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas