Jan 2022
11
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jan 2022
11
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

No futuro, consumidores poderão acessar energia fotovoltaica gerada pela usina

Com olhar para a sustentabilidade e redução de custos com energia elétrica, o Sicoob ES inaugurou sua segunda usina de energia fotovoltaica no Espírito Santo, em Conceição da Barra. A nova unidade tem capacidade de produzir três vezes mais energia que a primeira, inaugurada em 2019 no município de Ibiraçu.

Em conjunto, as duas unidades vão produzir energia que será distribuída entre as cooperativas do Sicoob ES, o que representará uma diminuição do gasto com a conta de luz e a neutralização de emissões de gás carbônico.

Ao todo, 108 agências da cooperativa na área de concessão da EDP Escelsa são abastecidas pela energia produzida pelo Sicoob ES. A economia na nas agências pode chegar a 80%, o que representa cerca de R$ 85 mil por mês.

A usina de Conceição da Barra tem capacidade para produzir até 364,3 MWh (Megawatts hora) por mês. Já no complexo de Ibiraçu, a produção máxima do local chega a 120 MWh por mês.

Somadas, as produções são suficientes para abastecer aproximadamente 3.182 residências, sendo que a planta recém inaugurada pode atender 2.395 lares.

O próximo passo, segundo o dirigente, é ampliar o compartilhamento dessa energia limpa com os associados, por meio da startup Ciclos, o que deve acontecer nos próximos semestres. Atualmente, a energia produzida em Ibiraçu é dividida também com unidades da Coopeavi e cooperados do Sicoob.

“Ao gerar energia limpa, o Sicoob contribui principalmente para a redução de danos ambientais, evitando que rios e nascentes tenham seus cursos alterados ou mesmo que novas barragens tenham de ser construídas. Isso se reflete positivamente nos gastos com a conta de energia”, explicou Arno Kerckhoff, vice-presidente do Sicoob ES.

Postado Agora

Linhares terá 2.145 vagas em cursos de qualificação

O prefeito de Linhares Guerino Zanon lançou na manhã da última quinta-feira (6) o Programa Integrado de Qualificação (PIQ) que disponibilizará 2.145 vagas em 37 cursos profissionalizantes gratuitos, e tem como objetivo capacitar os linharenses em 37 áreas.

Postado Agora

Formação técnica

As 37 opções estão conectadas com áreas de construção civil, indústria, comércio e serviços, em parceria com o Senai e Senac, como: mecânico de máquinas industriais, eletricista industrial, montador de móveis, Informática, cuidador de idoso e infantil, produção de vídeo para Internet, empreendedorismo digital, instalador hidráulico, por exemplo.

Postado Agora

Inclusão social

“Temos de preparar a mão de obra para que ela esteja em condições de atender às necessidades do mercado. O Programa Municipal de Qualificação é um programa de resultados, com a inclusão produtiva e social, e nos ajudará a subsidiar a demanda de mão de obra das empresas sediadas em Linhares”, disse Guerino Zanon, prefeito de Linhares, durante o lançamento do programa.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas