Jan 2022
12
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jan 2022
12
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Maioria das empresas que inovaram na pandemia aumentaram faturamento

Empresários que querem aumentar seu faturamento e competitividade apostam na inovação. Um estudo do Instituto FSB aponta que 80% das empresas que inovaram na pandemia aumentaram sua receita, e a percepção dos empresários sobre a importância do tema aumentou.

No Espírito Santo, o Sebrae-ES está selecionando Agentes Locais de Inovação para apoiar micro e pequenas empresas (com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano) a implementar processos e tecnologias inovadoras, em uma abordagem que dura quatro meses.

“Normalmente os pequenos e microempresários sentem necessidade de melhorias em tecnologias e processos para ganhar competitividade. Quando falamos de inovação, não necessariamente estamos tratando de startups de base tecnológica. Muitas vezes, inovar é uma alternativa para socorrer os empresários que estão muito ocupados no dia e precisam de saídas para crescerem seus negócios”, afirma Luiz Toniato, Diretor Técnico do Sebrae-ES.

Toniato afirma que os Agentes Locais de Inovação deverão atuar como clínicos gerais, podendo olhar para todas as áreas de uma empresa, como setor comercial, marketing, produção, por exemplo.

“Empresas de todos os setores– comércio, indústria, serviços e agronegócio– serão atendidas pelos Agentes Locais de Inovação, desde que tenham interesse em implementar processos inovadores e melhorias. Durante o período de consultoria, os especialistas vão desenvolver em sua maior parte a  inovação incremental em linha com as necessidades dos pequenos negócios, buscando desenvolver produtos novos, processos mais eficientes, novas tecnologias e ações de mercado”, completa Toniato.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para expandir a atuação dos especialistas em inovação, o Sebrae-ES está selecionando mais 30 profissionais especializados em inovação, tecnologia e gestão para atuarem como Agentes Locais de Inovação até o próximo dia 17 de janeiro. Segundo Toniato, essa é uma das ações desenvolvidas pela entidade em busca de aumentar o nível de inovação das empresas capixabas e tornar o ambiente de negócios do Espírito Santo mais competitivo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas