A cada dez capixabas, quatro estão envolvidos com o cooperativismo
A praia da Curva da Jurema, um dos cartões postais de Vitória, é uma das preferidas dos capixabas. Com águas calmas, quiosques renovados, calçadão amplo e ciclovia, esse local tem sido o escolhido, principalmente, pelos praticantes de atividades físicas e se tornou um reduto de esportes náuticos e de areia, como canoa havaiana, Beach Tennis, stand up, natação, entre outros. Como parte da revitalização da área, a Prefeitura Municipal de Vitória apresentou ontem (19) mais detalhes sobre as obras previstas para a região.
A Curva da Jurema, na Enseada do Suá, está cada vez mais valorizada e, atualmente, têm passado por um processo de renovação que foi priorizado pela Prefeitura Municipal de Vitória. A orla recebeu modernos quiosques, beach bar, cafés e restaurantes de frutos do mar, além de contar com a segurança de uma base da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar.
A revitalização tem como objetivo transformar toda a praia em um polo gastronômico e de lazer, reunindo não só as pessoas ligadas ao esporte, mas toda a população capixaba.
A mobilidade urbana também é uma preocupação. Através de reparos constantes na ciclovia, o alargamento e a instalação de novo piso do calçadão, a implantação de paraciclos e a remodelação das áreas de estacionamento – incluindo vagas para ponto de táxi, vagas para idosos e deficientes físicos, bem como de embarque/desembarque e carga/descarga -, a região se torna cada vez mais acessível aos frequentadores.
O projeto também prevê a criação de novas áreas verdes com a instalação de novo mobiliário urbano e a criação de novos acessos ao calçadão, tornando o local arborizado e agradável às famílias. “É um lugar para o convívio e hábitos saudáveis”, destaca Breno Peixoto.
Com a previsão de renovação da Curva da Jurema, a região certamente será ainda mais valorizada. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, disse que “a Curva da Jurema é uma praia urbana, bem localizada no contexto da cidade e possui grandes atributos paisagísticos. Já estamos na fase de elaboração do edital para as obras, seguindo o conceito da nossa gestão de transformação de áreas de Vitória em polos gastronômicos, como acontecerá também na Rua da Lama e nas ruas Sete e Gama Rosa”, explica
Ontem (19), a prefeitura de Vitória anunciou mais detalhes sobre as obras de revitalização da Curva da Jurema, que fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 1 bilhão. A região vai receber nivelamento do asfalto com o calçadão com balizadores na vidas, alargamento do calçadão, e novas áreas verdes. Ainda, o trânsito de veículos deve ser limitado em alguns horários e os postes serão mais baixos, similar ao Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto.
A primeira ordem de serviço deve ser dada ainda no primeiro semestre de 2022, garantiu o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação Marcelo de Oliveira.
Na região atrás do Shopping Vitória será também construído o condomínio residencial de alto padrão Complexo Reserva Vitória, que conta com unidades a partir de R$ 2,95 milhões. A realização é da Abaurre Construtora e Nazca Incorporadora e estruturação da Apex Realty.
A construção do empreendimento será em etapas e uma delas já foi finalizada: o Parque Cultural Reserva Vitória, de uso público – mas com manutenção privada -, e que ligará a Ilha do Frade e os calçadões ao Shopping Vitória.
“O parque tem uma área de 16 mil metros quadrados e conta com praça arborizada, mobiliário urbano, brinquedos, equipamentos para ginástica e obras de artistas renomados a céu aberto, como as do capixaba Sandro Novaes, além de Antônio Bokel, Adrianna Eu, José Spaniol, Thainan Castro e José Bechara”, explica Breno Peixoto, CEO da Nazca.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória