O G do ESG: Governança é fundamental para sobrevivência de empresas familiares
Sempre procure inovar no seu negócio ou profissão e se diferenciar dos concorrentes. Esse versículo do livro de Romanos, da Bíblia Sagrada, é um dos exemplos de como o livro sagrado dedica diversos trechos para tratar sobre a vida profissional. Da mesma forma, diversas igrejas dedicam espaços para para tratar sobre a conexão entre a fé e os negócios. A Assembleia de Deus Fonte de Vida, em Vitória, é um desses casos: todas as semanas, o templo reúne homens para cultos sobre aplicação de princípios bíblicos na empresa e na carreira. Na última quarta-feira, a Fonte de Vida recebeu o empresário curitibano Dongley Martins para tratar do assunto.
Dongley Martins, atua com sucessão em empresas familiares, investimento em startups e lidera projetos missionários, falou sobre a aplicação dos princípios bíblicos para ter uma vida mais feliz na vida pessoal e no trabalho.
À coluna, Martins afirmou que os cristãos podem servir a Deus dentro e fora da igreja, e que as empresas podem ser um lugar onde os princípios da bíblia estão presentes.
“Como a maioria das pessoas que nasceu em um lar cristão, aprendi que o Ministério era algo aplicado dentro das paredes da igreja. Porém, ao longo do tempo amadureci a compreensão de que alguns vão servir à palavra de Deus isso dentro da igreja, como pastores, outros foram chamados para cumprir esse propósito no mundo do trabalho. Uma empresa pode se tornar uma embaixada do Reino. Nossos negócios podem se tornar locais onde princípios e valores a palavra de Deus podem ser aplicados, seja no relacionamento com colaboradores ou outros empresários”, disse.
O Pastor-presidente da Assembleia de Deus Fonte de Vida, Delano dos Santos, conta que o Ministério Legacy surgiu em 2018 partir de uma necessidade de aproximar os membros homens, muitos deles empreendedores e executivos, dos princípios bíblicos. “Entendemos que os homens precisavam estar mais unidos para aprender os princípios bíblicos no mundo dos negócios. Nesse sentido, entendemos que por trás dos negócios existem pessoas, e nada melhor que a Bíblia para ajudar na construção do caráter, ética, honra e comprometimento”, defendeu o Pastor.
Além disso, Delano enfatiza que o Legacy reforçou nos homens o papel de deixar um legado. “O que nós homens e empresários vamos deixar para as próximas gerações?”, indaga o pastor. “O Legacy amplia a visão de responsabilidade do empresário sobre o negócio e a sociedade. Isso se torna fundamental em uma sociedade que vive uma crise de referências”, pontua.
Já Róscio Scofield, que é executivo financeiro e líder do Ministério Legacy, falou sobre a importância dos ensinamentos bíblicos para vencer os desafios cotidianos.
“Acreditamos que existe uma carta de princípios de valores baseados na Bíblia que servem tanto para a vida quanto para os negócios. Portanto, a fé e os negócios são dois temas que nós intencionalmente misturamos. A Bíblia traz uma sabedoria que não é ensinado no ensino formal, mas que é essencial para vencer os desafios seja na vida pessoal, seja no trabalho”, afirma Róscio.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória