Mar 2022
5
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mar 2022
5
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Inovação na estratégia e na cultura da empresa

Em fala durante o primeiro Espírito Startups Conference, Antônio Toledo falou sobre o case de inovação aberta da Timenow e deu dicas sobre quais passos uma empresa deve seguir para inserir a inovação na estratégia e na cultura da empresa.

“Nossa estratégia, mirando 2030, é ser uma empresa relevante, com impacto positivo na sociedade; global, com atuação ao redor mundo; e digital, porque hoje não é mais viável construir negócios que não sejam digitais. E todos da Timenow, dos colaboradores aos sócios, entendem a inovação como uma alavanca para colocar em prática essa estratégia”, afirmou Toledo.

Dito isso, a visão do CEO da Timenow sobre inovação é pragmática: “A inovação deve ser um meio utilizado pelas empresas para atingir e potencializar os seus resultados.” E para alcançar isso, as ações das empresas devem se basear em três eixos: cultura de inovação, transformação digital e inovação aberta.

Assista ao primeiro Espírito Startups Conference na íntegra

Os três eixos da inovação

Inovação Aberta

Você precisa preparar a empresa para gerar conexões e relacionamentos com outras empresas, a academia e instituições. A Timenow foi eleita uma das empresas mais inovadoras do Brasil porque se conecta com o ecossistema– somos mantenedores do Hub Base27. Além disso, estamos nos conectando com outros centros de inovação como São Paulo e Santa Catarina. 

Isso também é um meio, cujo objetivo é no resultado. Também faz parte do nosso plano de inovação aberta o investimento em startups– já fizemos aportes em cinco. Esse é um caminho de mão dupla que acrescenta para TImenow a para as startups. Nossa tese é investir em negócios que se conectem aos nossos negócios e gerem mais valor do que se estivessem isolados. 

Transformação Digital

O processo de transformação digital também deve ter foco em gerar valor para o negócio. Não é necessário inventar a roda– o básico já é o suficiente para gerar mais facilidades e melhorar a operação da empresa.

Cultura de Inovação

Se não existir, todas as iniciativas inovadoras serão repelidas pela empresa pois caem em descrédito. Essa parte é mais difícil porque leva tempo. Precisa reconhecer as pessoas, premiar pela contribuição de inovação. A diretoria e os sócios precisam estar alinhados com os processos de inovação e estarem abertos a ideias e ao contraditório.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas