Economia capixaba cresce 8,1% em 2021, bem acima da brasileira
A capixaba VIX, uma das maiores empresas de logística do Brasil, acaba de anunciar um investimento em participação acionária na Lume Robotics– startup capixaba que possui avançada solução de veículos autônomos no país, aplicável a diversos tipos de veículos. A Lume, que foi criada pelos participantes do projeto IARA, carro autônomo que foi de Vitória a Guarapari, possui expertise em inteligência artificial, visão computacional e robótica autônoma, e tem como missão tornar um caminhão da VIX autônomo.
Na trilha para realizar sua abertura de capital na bolsa de valores brasileira, a VIX busca estreitar relações com o ecossistema de inovação e alta tecnologia, inserindo nos serviços da empresa ainda mais valor aos clientes.
Nesse contexto, a VIX sai como pioneira na automação de veículos e equipamentos para operações logísticas internas e circuitos fechados no Brasil. Com essa nova vertente, a VIX traz a possibilidade de uso dos veículos autônomos desenvolvidos, que englobam todos os segmentos de atuação da empresa– desde transporte de carretas até o de passageiros, com o app V1, por exemplo.
O primeiro entregável dessa parceria será um caminhão autônomo. A Lume está encarregada de adaptar o Mercedes-Benz Axor 3344 para realizar transporte autônomo de carretas em ambientes portuários e industriais.
Com sistema robótico avançado, composto por hardware e software, as soluções da Lume conferem a um veículo a capacidade de trafegar em modo autônomo. O Sistema Lume de Mobilidade Autônoma é capaz de criar mapas e rotas de uma determinada região, sem a necessidade de uso de GPS, evitando obstáculos estáticos e dinâmicos, lidando com todos os elementos de trânsito e alcançando os destinos definidos.
Segundo Raphael Carneiro, diretor da Lume Robotics, trata-se de uma oportunidade de futuros negócios com a VIX, empresa que conta com mais de 20 mil equipamentos e grandes clientes. “O investimento é muito bem recebido pela Lume. Com o novo parceiro, visualizamos a capacidade de estabelecer sinergias para as duas empresas na exploração de novos mercados”, comemora.
Quem também celebra a parceria é Kaumer Chieppe, Presidente do Conselho de Administração da
VIX Logística, que aposta na tecnologia aplicada no transporte de cargas. “Investir em startups que possuem a tecnologia como centro é um pilar estratégico para a VIX. E essa é uma oportunidade de unir conhecimentos com um parceiro bem-posicionado em soluções para veículos autônomos com foco na nossa busca constante: oferecer ao cliente o que há de mais moderno e inovador em operações logísticas cada vez mais completas, seguras, eficientes e sustentáveis”, afirma.
O presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, entregou nesta terça-feira o Prêmio Personalidade de Comércio Exterior ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes. A homenagem aconteceu em São Paulo, durante a Intermodal, importante feira do setor logístico do Brasil, e contou com o apoio do presidente da Codesa, Júlio Castiglioni, e do deputado Evair de Melo. O prêmio é uma homenagem feita pelo Sindiex àqueles que tiveram importante participação no desenvolvimento do setor.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória