Mar 2022
20
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mar 2022
20
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Aumento da abertura de empresas eleva risco de disputas por propriedade de logotipos e nomes

O crescimento no número de litígios envolvendo a propriedade intelectual está diretamente ligado ao aumento do número de novas empresas abertas no Brasil.

A advogada Juliana Poltronieri, da Fass Advogados, aponta que mais de um milhão de empresas foram abertas somente no primeiro quadrimestre de 2021, sendo que empresas de serviço e comércio correspondem a mais de 80% dos modelos de negócios.

Em meio a tantas novas empresas– e consequentemente logomarcas e nomes– surgindo no mercado todos os dias, empreendedores de todos os portes precisam proteger sua marca, ou mesmo se certificar se a sua logomarca já está sendo utilizada.

O aumento dos litígios envolvendo marcas também indica uma mudança de cultura.  Empresas de pequeno e médio porte passaram a enxergar as suas marcas como um verdadeiro ativo e buscam protegê-lo através do registro.

Gustavo Fonseca, sócio fundador da FASS Advogados orienta empreendedores nesse sentido: “Para evitar disputas judiciais desnecessárias, é importante que se verifique a registrabilidade da marca, antes de abrir um negócio e apostar em um nome”, indica.

Ainda, outro fato que justifica o aumento desses casos, é a facilidade com que se pode proceder a um registro de marca, considerando que atualmente o procedimento de registro é 100% online.

“Com a facilitação do processo de registro de marcas é natural que se tenha um aumento no volume de marcas registradas e, consequentemente, o aumento no número de disputas pelos direitos de propriedade de marcas”, projeta o advogado.

Cinco dicas para evitar disputas sobre propriedade intelectual

Para ser mais assertivo e evitar processos judiciais relacionados à propriedade intelectual, Gustavo Fonseca dá cinco dicas:

1. Reunir a documentação completa;

2. Apostar em nomes incomuns;

3. Enquadrar a marca na classe de registro correta;

4. Ficar atento aos prazos para responder as oposições;

5. Ficar atento no prazo para recurso, caso haja necessidade.

 

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas