Negócios de impacto transformam a realidade de comunidades na Grande Vitória
Aliado importante da gestão das empresas, os escritórios de contabilidade são numerosos no Brasil: são mais de 70 mil firmas, segundo o Conselho Federal de Contabilidade. Para reconhecer as empresas contábeis pelo trabalho desenvolvido na melhoria da gestão e no aumento dos resultados, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Espírito Santo – Sescon, com o apoio do Sebrae, certificou 17 empresas de contabilidade, por meio do Programa de Qualidade Contábil (PQC).
O certificado do Programa de Qualidade Contábil (PQC) funciona como um selo de qualidade e aponta quais empresas passaram por todo o processo de orientação, preparação e consultoria do PQC e aplicaram as diretrizes em seus processos.
“Quando as empresas participam do processo, elas têm a oportunidade de se comparar com escritórios da mesma região, com faturamentos e números de funcionários similares, o que é uma excelente ferramenta nos dias de hoje, com o mercado cada vez mais competitivo”, afirma o presidente do Sescon, Elido Emmerich.
O PQC segue critérios isentos e independentes, tendo como principal norteador o Modelo de Excelência da Gestão – MEG, da Fundação Nacional da Qualidade. As empresas que passaram pelo processo passam a ter reconhecimento no nível de gestão respaldadas pelo Sindicato Patronal e por entidades como a Fenacon e o Sebrae.
Segundo a coordenadora do PQC, Tamara Daiello, a possibilidade de identificar o nível de gestão das organizações, através de um programa direcionado para o segmento contábil, com critérios consistentes e consolidados mundialmente, atraiu empresas capixabas nesse ciclo. “A empresa pode ser certificada em seis modalidades, desde a categoria participante até o reconhecimento de uma a cinco estrelas”, explica.
Quem participou ano passado foi a empresa Waltercon Contabilidade que conquistou uma estrela na ocasião. Este ano, a empresa conseguiu cinco estrelas. “Ano passado, sentimos que podíamos ter ido um pouco mais devagar. Porém, fomos muito seguros tentando somente uma estrela na primeira vez. Nossa empresa está há 46 anos no mercado, consolidada. Vamos sempre nos atualizando para seguirmos firmes no mercado. O próximo passo é dar continuidade ao processo para nos manter em cinco estrelas, com qualidade e eficiência”, afirma a diretora-executiva da Waltercon, Amanda Noronha.
A empresa LRZ Contabilidade também obteve cinco estrelas no Programa. Para a gestora de Pessoas e processos da LRZ, Kamila Machado, com o PQC houve um ganho em acelerar o processo da qualidade interna em toda cadeia de processos existentes. “Estamos extremamente felizes em saber que a LRZ está entre os cinco escritórios no ES que está cumprindo o papel de contabilidade consultiva, com qualidade, tecnologia e inovação de seus processos, ficando cada dia mais conectado com cada um de seus clientes”, frisou.
O Sicoob ES abriu inscrições para o 4º Edital de Projetos Sociais do Sicoob ES, que vai selecionar iniciativas que serão financiadas por meio do Fundo de Investimento Social (FIS), que é composto por 1% do resultado da cooperativa. Em 2021, foram investidos mais de R$ 1,6 milhão nesses projetos.
O Hub de conexão com o mercado da FAESA, inaugurado no último dia 1 em Vitória será voltado para o desenvolvimento de projetos que unem o conhecimento de excelência da academia com a experiência do setor produtivo.
O espaço já tem programado para o primeiro semestre deste ano o desenvolvimento de mais uma edição dos programas Hack FAESA, Radar de Talentos e Challenge, em parceria com algumas das principais empresas do estado e nacionais, visando a formação de talentos e o desenvolvimento da inovação, como Águia Branca, Sankhya, Vale, Autoglass e Inflor.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória