Novas mercadorias terão tarifa de importação zerada a partir de maio
As indústrias capixabas de rochas ornamentais foram destaque na convenção Coverings 2022, em Las Vegas, Estados Unidos, a primeira grande feira internacional de rochas no pós-pandemia. Com um público estimado de 25 mil visitantes, o evento foi uma oportunidade para as empresas apresentarem ao mercado americano as novas rochas que foram descobertas durante a pandemia. Pelo menos esse foi o caso da Gramazini, que esteve lá representada por Jhonatan Thomazini e João Thomazini.
Após dois anos com entraves sanitários e sociais impedindo a realização de feiras internacionais de rochas ornamentais, a convenção Coverings 2022 reabre o calendário de grandes eventos do tipo.
Essa retomada é importante para o Espírito Santo, já que esses eventos são um importante balcão de negócios e permitem a aproximação com compradores internacionais.
Jhonatan Thomazini, diretor financeiro da capixaba Gramazini, que foi uma das 74 expositoras na Coverings, comentou que “foi o primeiro evento do setor no pós pandemia que contou com a presença de clientes americanos e internacionais, que são compradores relevantes de rochas capixabas. Percebi que os clientes estavam de braços abertos para receber os novos produtos que apresentamos”.
Tratando-se de novos produtos, Jhonatan afirma que a feira permitiu a apresentação de cinco novos produtos das jazidas da Gramazini para o mercado internacional.
“Durante a pandemia, nos preparamos para o momento de retomada para apresentar novas rochas para o mercado internacional. Durante a Coverings, introduzimos cinco novos produtos que foram bem recebidos pelo mercado”, afirmou.
Mesmo com a presença cada vez mais relevante no mercado brasileiro, Jhonatan destaca a importância do mercado americano. “A Gramazini chegou a exportar 100% de sua produção para o mercado americano e agora diversifica mercados, vendendo para 42 países, mas os EUA mantêm sua predominância. De forma geral, as exportações de rochas tem evoluído bem apesar da concorrência com revestimentos sintéticos pela exclusividade e qualidade”
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória