Startup de casas compartilhadas recebe aporte de R$ 8 milhões liderado pela Apex Partners
Casa do empreendedor; cidade empreendedora; digitalização de processos; educação empreendedora. Esses foram alguns dos projetos ligados ao empreendedorismo desenvolvidos por prefeitos de todo o Espírito Santo premiados pelo Sebrae ES no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os projetos premiados foram selecionados considerando o impacto na melhoria do ambiente de negócios e no desenvolvimento de empresas em suas respectivas cidades. Conheça os projetos premiados a seguir.
36 prefeituras capixabas e 49 projetos disputaram na última semana o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em oito categorias previstas no regulamento (confira lista completa a seguir.
Desses inscritos, dezessete prefeitos capixabas foram premiados O evento reconheceu tanto gestores, quanto projetos implementados pelos municípios, que tem como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas que priorizem a melhoria do ambiente de negócios nas cidades.
Os projetos premiados levaram em consideração os resultados positivos já comprovados de influência para o surgimento, desenvolvimento e competitividade dos pequenos negócios em seus municípios.
Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, apoiar o surgimento de pequenos negócios é uma das principais formas para uma cidade gerar empregos e crescer economicamente.
“Nós entendemos que as micro e pequenas empresas são o que sustentam a economia, representando há alguns anos o saldo positivo de empregos no país, e no Espírito Santo não é diferente. Então quando vemos prefeitos e gestões que apostam nos pequenos negócios, apresentando projetos e desenvolvendo boas políticas públicas para o setor, certamente temos prefeitos que estimulam cada vez mais o empreendedorismo, gerando emprego e renda para a cidade”, destaca
O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, foi o vencedor na categoria Cidade Empreendedora. Segundo ele, o desenvolvimento de políticas públicas para fomentar o empreendedorismo na cidade foi de extrema importância para a recuperação econômica local.
“Esse prêmio vem confirmar o impacto positivo do projeto na economia e também no desenvolvimento do município com o surgimento de muitos empreendedores na cidade. Sabendo do cenário desafiador da cidade, era necessário reinventar o município e incutir o espírito empreendedor na sociedade e também na gestão municipal como desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o fortalecimento dos pequenos negócios”, comemora Petri.
Governança regional e intercooperação municipal
Muqui – prefeito Hélio Carlos Ribeiro Cândido – projeto Mercado Regional Dos Vales e Café
Empreendedorismo na escola
Colatina – prefeito João Guerino Balestrassi – projeto Escola Empreendedora
Inovação e sustentabilidade
Montanha – prefeito André dos Santos Sampaio – projeto Montanha uma pequena Smart City
Marketing territorial e setores econômicos
Iúna – prefeito Romário Batista Vieira – projeto Avanços do Turismo no Caparaó Capixaba – Iúna
Desburocratização
Serra – prefeito Sérgio Vidigal – projeto Licença de Obras e Ambiental Online
Compras Governamentais
1º lugar – Dores do Rio Preto – prefeito Cleudenir José de Carvalho Neto – projeto Compras Inteligentes: Sucesso após a sua consolidação
Sala do Empreendedor
1º lugar – Nova Venécia – prefeito André Willer Silva Fagundes – projeto Casa do Empreendedor Ponto de Encontro para Fechamento de Negócios
Cidade empreendedora
Anchieta – prefeito Fabrício Petri – projeto Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Anchieta Criativa Empreendedora
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória