Com meta de faturar R$ 1 bi, Timenow abre operação nos EUA
Ele começou vendendo chup-chup aos 13 anos. Filho de carteiro e professora, já faturou mais de R$10 bilhões de reais vendendo carros. Marral Laje, mineiro de Governador Valadares, abriu seu primeiro negócio com 17 anos de idade. Foi emancipado. Tom de voz sereno e mentalidade de dono ‘barriga no balcão’, atua pessoalmente vendendo carros até hoje. É CEO do Grupo Mult. A gente sabe quando tá conversando com quem bota a mão na massa. A história do Marral é um exemplo de meritocracia e superação. Confira o que ele contou no último programa Mundo Business!
Mundo Business: Como foi o início de sua trajetória?
Marral Lage: Comecei muito cedo, aos 13 anos de idade. Nessa época jogava futebol aos fins de semana e passei a notar que os vendedores de chup-chup que ficavam ao redor do campo sempre conseguiam zerar os estoques e faltavam produtos para cobrir toda a demanda daquela região. Assim eu decidi que teria minha própria produção e que passaria a comercializá-la no campo. Desde então, passei a ir às 06:30 da manhã, dos finais de semana, vendendo os chup-chups produzidos.
Mundo Business: Como você passou a vender carro?
Marral Lage: Perto do ateliê da minha mãe, ocorria uma feira automotiva aos domingos, e eu, vendo toda aquela movimentação, sempre acabava indo para lá, tentar entender como funcionava aquele tipo de negócio.
Daquela feira, eu percebi que podia ganhar dinheiro ali. Passei a pegar o contato de algumas pessoas que não conseguiam vender seus carros na feira que acontecia, no domingo, e comecei a oferecer seus carros durante a semana, nas lojas multimarcas, pedindo uma comissão sobre as vendas. Eu gostei do negócio. Passei a comprar meus veículos aos poucos, até que abri minha primeira loja aos 17 anos.
Mundo Business: Mundo Business: Aos 17 anos você teve sua primeira loja de carro, então?!
Marral Lage: Isso, e aos 19 anos eu já estava com três lojas. Eu sempre tive muita fé no que faço, sempre acreditei em mim e nas pessoas que trabalhavam comigo. Uma das minhas vantagens, que as pessoas costumam a dizer, é que sei dividir as coisas. Tanto é que todos os meus sócios já foram meus funcionários.
Mundo Business: Por que tornar seus funcionários sócios do negócio?
Marral Lage: Quando se tem um funcionário que só se dedica pelo dinheiro, você pode perder a qualquer momento para o mercado. Mas quando tem um funcionário que se dedica por completo, com toda sua alma e acredita com todas suas forças no projeto, os resultados são muito melhores.
Mundo Business: Quais foram seus principais aprendizados na vida?
Marral Lage: O maior aprendizado que eu tive e que posso compartilhar é de que o nosso universo é feito pelas pessoas e nada mais. Aquele ditado que diz “faça com que o universo conspira a seu favor” quer dizer que as pessoas devem conspirar ao seu favor. Quando você dá oportunidade às pessoas para se destacarem, você está fazendo com que o universo conspire a seu favor.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória