Antiga Rede Meridional, Kora Saúde tem faturamento recorde de R$ 479 mi, mas ações caem 60%
Na última semana, três startups capixabas foram selecionadas para participar da etapa nacional da maior competição de startups do Brasil, o desafio Startup Like a Boss, promovido pelo Sebrae. Na fase local, organizada pelo Sebrae ES, Mogai, Yooga e Liberfly foram eleitas entre as dez participantes capixabas e vão competir com 100 empresas de todo país. Dessas, 24 vão participar do Startup Summit e os vencedores partem para etapa de internacionalização da startup. A seguir, conhecemos um pouco da história dessas empresas de tecnologia de alto crescimento.
A startup do setor jurídico Liberfly foi fundada por Ari Moraes, Cesar Ferrari, Juliana Ferrari e Gabriel Zanette no Espírito Santo e rapidamente ganhou projeção nacional. A Liberfly é uma mão amiga para ajudar os consumidores que têm seus direitos desrespeitados– como um passageiro que tem o voo cancelado. Basicamente, a startup compra o direito de receber a indenização do consumidor e, por consequência, antecipa esse recebível a ele.
A Liberfly já ajudou mais de 30 mil consumidores brasileiros e devolveu cerca de 30 milhões de reais para os bolsos deles.
– Hoje, estamos mapeando novos mercados em que os consumidores tem demandas jurídicas frequentes dos consumidores, como telefonia e energia elétrica. No futuro, planejamos atuar ao lado das empresas que recebem processos em massa para reduzir seu passivo judicial– diz Gabriel Zanette, co-fundador da Liberfly.
Yooga- gestão para o vendedor de churrasquinho
Os empreendedores capixabas Vinicius Melo, Cassiano Guerra e Victor Sortica iniciaram há três anos um projeto para resolver uma importante dor de micro e pequenos empreendedores: a integração do negócio com o sistema de gestão de vendas. Com a rotina sempre corrida, poucos empreendedores de pequeno porte conseguem desenvolver uma área gerencial para otimizar a operação.
A plataforma Yooga atua na parte administrativa do negócio e permite a tomada de decisão baseada em dados. Essa proposta tecnológica chamou a atenção de investidores e a startup já recebeu um aporte de R$ 1,5 milhão liderado pela Apex Partners.
Hoje a Yooga está presente em mais de 800 cidades e projeta encerrar 2022 com 10 mil clientes ativos.
Mogai- Inteligência Artificial para as indústrias
A startup Mogai, fundada por Franco Machado, desenvolve soluções para medir e melhorar processos industriais através de visão computacional (um ramo da inteligência artificial que estuda o processamento de imagens por computadores) e inteligência artificial.
– A Mogai vem dobrando de tamanho anualmente nos últimos quatro anos, e já contamos cm mais de trinta clientes, como Vale, Petrobras, Votorantim, Microsoft, Gerdau e diversas outras de porte similar– conta Franco.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória