Espírito Startups: deficiência física motivou capixaba a desenvolver solução para empreendedores
Considerado um dos principais especialistas do mundo em gestão empresarial, Jim Collins já dizia que “Não são as circunstâncias que causam resultados – são as pessoas”. Em um mundo mais diverso, globalizado e digital, saber atrair e reter as pessoas certas é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Para aprimorar as relações de trabalho, que estão em constante evolução, um grupo de empresas capixabas inaugurou na última terça-feira (28) o Hub de Gente, um espaço dedicado para encontrar soluções inovadoras para aprimorar as relações de trabalho.
Criado com o propósito de aprimorar as relações humanas no ambiente de trabalho, o Hub de Gente vai investigar os desafios das empresas e se conectar com o mercado em busca de soluções.
“As relações de trabalho serão impactadas não somente pelo avanço da tecnologia, mas também pelas relações humanas. O Hub de Gente vai mergulhar nas empresas para entenderem suas dores nas relações de trabalho e interagir com o ecossistema de inovação em busca de novos métodos, tecnologias e práticas que contribuam nesse sentido”, completa Cátia.
Importante notar que o Hub de Gente não vai abordar exclusivamente tópicos da área de Recursos Humanos, e sim “vai entender de forma integral as dores e desafios das empresas nas relações entre pessoas. Não vamos discutir (apenas) modelos de gestão ou temas de recursos humanos– é mais profundo que isso. Ao longo de encontros vamos discutir os desafios de comportamento, contratação, relações interpessoais, saúde mental e educação”, explica a Presidente da organização.
Os desafios que a tecnologia e a remotização trazem para o mercado de trabalho também serão uma pauta permanente do Hub de Gente, segundo a embaixadora do hub e diretora-técnica da Rhopen, Jaciara Pinheiro.
“Como o mundo vai tratar as relações de trabalho com o rápido avanço da tecnologia, o aumento de doenças mentais, com as novas formas de trabalho remoto, a evasão de talentos, dentre outros desafios? Essas questões impactam diretamente o Espírito Santo e vamos buscar caminhos para lidar com elas”, pontuou Jaciara.
Na mesma linha, a pesquisadora em gestão e embaixadora do Hub de Gente Kátia Vasconcelos, salienta a importância de valorizar os colaboradores para promover o crescimento das empresas. “A organização que entrega resultados e inova necessariamente têm os seres humanos como pilar”, disse.
O Hub de Gente tem como Presidente Cátia Horsts, co-fundadora da Rhopen, empresas de consultoria em Recursos Humanos, e conta com mantenedores como VipRede, Totvs Leste, Sicredi, Psicostore, Grupo Coutinho e Unimed Vitória. A gestão de comunidade fica por conta da Global Touch e o Conselho Consultivo é liderado pela Fass Advogados.
Para a Analista de Felicidade e Bem Estar da VipRede, Gislaine Lazarini, a importância de participar do Hub de Gente está em fortalecer as relações de trabalho como forma de atrair e reter talentos da área de tecnologia.
“Apenas altos salários não garantem mais a permanência dos profissionais nas empresas. A satisfação do colaborador vai muito além disso. Com o déficit de profissionais de tecnologia, surge a necessidade de pensarmos em inovações para o fortalecimento das relações de trabalho. A VipRede quer, no Hub de Gente, dividir e adquirir experiências, para garantir relações agradáveis e prazerosas com nossos colaboradores e parceiros”, disse Gislaine.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória