Mega evento de inovação e empreendedorismo vai receber 15 mil pessoas em Vila Velha
O Espírito Hub, primeiro hub de inovação de Linhares, se prepara para inaugurar sua nova sede, com cerca de 1.500 m2, no bairro Colina. O projeto, que prevê um investimento de R$ 3,5 milhões, foi viabilizado junto a investidores locais e deve ficar pronto ainda no primeiro semestre do próximo ano. Conversamos com os mantenedores do hub sobre o projeto.
O empreendimento terá três andares, com salas privativas para empresas e startups, auditório, restaurante, coworking, espaços para produção de conteúdo e rooftop com vista para o Rio Pequeno.
Segundo Arisio Tessarolo, CEO da Tess Contabilidade e um dos idealizadores do Espírito Hub, o propósito é criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de iniciativas com foco em inovação e na sustentabilidade.
“Queremos fomentar o surgimento de melhores soluções para a sociedade, com geração de riqueza. Para isso acontecer na prática, vamos acelerar a curva de aprendizado das empresas implementando a cultura de inovação e melhorando o acesso à investimentos de risco através do mercado de capitais”, frisou Arisio.
“A iniciativa de construção da nova sede é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de soluções de grande impacto para o mercado regional e para sociedade como um todo”, complementa Gabriela Pratti fundadora da SupplyMaps e idealizadora do Espírito Hub.
O objetivo, segundo ela, é “identificar oportunidades, estimular conexões, transferir experiências, atrair novos talentos e investimentos a favor do nosso ecossistema de inovação. Dessa forma, criamos de fato um ambiente propício para a transformação de problemas sistêmicos em soluções inovadoras e sustentáveis”.
Antes mesmo de ter uma sede física, o Espírito Hub já promove encontros empresariais com o objetivo de gerar conexões. O último grande evento contou com a presença de Rodrigo Miranda (Zaitt), Marcus Buaiz (Grupo Buaiz) e Diogo Roberte (PicPay).
Depois de concluída a obra, o Hub pretende promover atividades de fomento à inovação, como palestras, hackathons, aceleração de startups e desenvolvimento de economia criativa. Tudo isso, segundo os idealizadores, vai colaborar para atração, formação e retenção de talentos no ecossistema capixaba.
“A ideia é que nossos filhos não precisem sair de Linhares para ter acesso ao que tem de melhor no mundo. Queremos promover a cultura da educação, da liberdade, do pensamento de longo prazo e da produtividade aqui mesmo. Para isso, estamos buscando modelos que já deram certo mundo a fora e trazendo para dentro de casa”, pontuou o empresário.
Fundado há nove meses, o Espírito Hub tem o apoio de vinte e uma empresas com atuação no Espírito Santo. Dentre os mantenedores, estão companhias como Brametal, Sankhya, Sicoob ES, SP Aços, Conquista Negócios, Panan, 4 Estações, SupplyMaps, Ventorim Engenharia, Campo Vivo, Casacred, Cimol, Casa Nova, Apex Partners, Get Power, Avena, VMN Advogados, Galego Tintas, Via Veículos , Dale Carnegie e Tess Contabilidade. Como apoiadores figuram instituições de ensino como Faceli, Fucape e IFES.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória