Nov 2022
6
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Nov 2022
6
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Expectativa de projeto misto com voos de cargas e passageiros

Representantes do Governo do Estado do Espírito Santo estão articulando com Christine Ourmières-Widener, CEO da companhia aérea TAP Air Portugal, a criação de um voo direto entre Vitória e Portugal.

A afirmação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Pessanha, em Portugal.

“Pela vontade dos atores envolvidos (Governo do Estado, Zurich Airport e TAP), nós temos, pelo menos, 70% de chance do projeto evoluir bem”, afirmou o secretário.

A expectativa é que seja um plano misto que contemple tanto o transporte de cargas quanto o de passageiros. A ideia surgiu com a necessidade de ampliar a conexão do envio das frutas que são produzidas no norte do Espírito Santo e exportadas para Europa, como o mamão de Linhares, por exemplo.

O comércio de frutas capixabas já é considerado forte no continente europeu. O Espírito Santo é o maior exportador de mamão do Brasil e envia sua produção, basicamente, para países da União Europeia (quem já visitou as empresas exportadoras da nossa região norte sabe o que estamos falando).

A partir da possibilidade de Portugal virar uma porta de entrada para o transporte de cargas, a fruticultura capixaba ganharia entre 24 a 48 horas a mais de frescor quando chegasse ao continente europeu.

No entanto, para a companhia aérea bater o martelo, estudos devem ser conduzidos para avaliação dos números e a viabilidade econômica para entender se, de fato, os voos de ida e volta ligando os dois destinos são atrativos economicamente falando.

O secretário Ricardo Pessanha informou que os contatos iniciais já foram feitos. Agora, o próximo passo é a CEO da TAP Air Portugal colocar o Governo Estadual em contato direto com representantes da companhia aérea no Brasil para destravar este cenário.

“Vamos marcar essa reunião assim que retornarmos ao Brasil. A Zurich Airport, que administra o Aeroporto de Vitória, se colocou à disposição para ajudar no que for preciso para fazer este projeto acontecer no Espírito Santo”, destacou.

 

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas