Nov 2022
27
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Nov 2022
27
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Prêmio elevou o patamar de qualidade dos cafés especiais do Espírito Santo

Nas últimas décadas, o Espírito Santo deixou de ser visto como um estado com cafés de baixa qualidade e passou a produzir grãos reconhecidos no Brasil e no Mundo.  Nesse processo de evolução do café capixaba o Prêmio Realcafé Reserva de Excelência e Qualidade do Café teve grande importância.

O concurso, promovido por uma das principais indústrias de café do país, a Realcafé, em parceria com a japonesa em uma parceria com Ueshima Coffee, incentiva financeiramente os produtores a elevarem a qualidade do grão. Os produtores recebem premiações em dinheiro que– nessa edição serão R$ 55 mil distribuídos entre os vencedores– e as sacas premiadas são compradas a um valor bem acima da média do mercado.

O superintendente do Grupo Tristão, Marcio Ferreira, lembra que as avaliações do prêmio trouxeram visibilidade para o mundo o melhor que o Estado tem em relação à cafeicultura.

“Os cafés especiais são fundamentais para a sustentabilidade. Pois agrega valor e insere o produtor em mercados diferenciados. Somos os pioneiros em premiar tanto a qualidade como a sustentabilidade. No tripé da sustentabilidade podemos destacar a questão social, ambiental e econômica. Pois nada funcionaria se o produtor não obtivesse uma remuneração justa pelo seu trabalho.”

Sérgio Tristão, presidente da Realcafé, lembra a importância do Prêmio para a melhora da qualidade do café capixaba e como foi importante convencer o produtor da valorização que o evento traria.

“Quando começamos em 2001 o Espírito era marginalizado em termos de café especial. O concurso fez acontecer. Hoje estamos colhendo os frutos, tendo o café da Montanhas do Espírito Santo como o melhor café do ano de todo o Brasil.”

Prova sensorial vai reunir principais nomes ligados ao café do Brasil

A avaliação sensorial do Prêmio Realcafé Reserva UCC de Qualidade ocorrerá na sede da Tristão Comércio Exterior, em Viana no dia 01 de Dezembro, e contará com especialista em café reconhecidos nacionalmente e internacionalmente como Eliana Relvas, Lucas Louzada, Samarone Tomaz, Ensei Uejo Neto, Roberto Rosa, Thereza Cristina, Camila Franco de Souza, Rafael Marques e Evair Vieira de Melo.

Além de conhecer os premiados e também o café que ganhará uma edição especial do clube Realcafé Reserva, o evento online contará com uma mesa redonda sobre cafés especiais. Os temas em destaque serão Sustentabilidade & Certificações; Carbono Neutro & Mudanças Climáticas; e Tendências de Consumo do Café.

O debate contará com as presenças especiais de Lucas Louzada, Silvia Pizzol, Alan Libardo e Camila Franco (Lucca Café) discutindo os detalhes dessa cadeia produtiva tão importante para o Espírito Santo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas