Conheça o único capixaba campeão de uma Copa do Mundo
A Nater Coop, antiga Coopeavi, passou recentemente por uma modernização na marca que reflete uma série de mudanças internas. Uma das novidades da cooperativa para o próximo ano é o seu primeiro programa de inovação aberta, que está sendo desenvolvido em conjunto com a Azys Inovação. A Nater Coop vai buscar no mercado empreendedores e startups para resolver 20 desafios mapeados em suas diversas áreas de atuação e poderá investir até R$ 2 milhões nessas iniciativas nos próximos dois anos.
O primeiro desafio de inovação aberta da cooperativa já será lançado em janeiro de 2023, e os demais 19 serão anunciados até agosto do ano que vem.
Pelo menos um empreendedor ou startup será recrutado para trabalhar com esses desafios na prática, que podem estar ligados a qualquer uma das áreas de atuação da cooperativa.
As verticais de negócio incluem café, indústria de laticínios, varejo, postos de combustível, avicultura, entre outros.
“Da mesma forma que estamos diversificando nossas atividades, queremos diversificar nossos modelos de negócio por meio da inovação”, afirma Marcelino Bellardt, diretor geral da Nater Coop.
Os projetos serão validados pela Azys e poderão desenvolver soluções dentro da cooperativa. Caso tenham sucesso, poderão ser contratados pela empresa.
O último passo, caso a cooperativa deseje, é realizar um investimento em participação nessa startup, com a proposta de incorporar essa solução à empresa e ajudá-la a expandir em todo o mercado.
O investimento realizado para articular esse projeto está na casa de meio milhão de reais. O valor destinado para investimentos nessas empresas pode chegar a R$ 2 milhões.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória