Dez 2022
17
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2022
17
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Últimos dois anos foram os melhores da década para a construção no país

Apesar do desempenho negativo da indústria do Espírito Santo em todas as bases de comparação, a construção civil– atividade que faz parte do setor industrial– registrou mais um trimestre de crescimento e foi o destaque ao lado do grupo de energia e saneamento na atividade econômica estadual.

No acumulado do ano até setembro, a indústria capixaba encolheu -4,6%, enquanto construção avançou 16,3% e saneamento e energia cresceram 6,8% no mesmo período. Os destaques negativos vão para a indústria de transformação (-2%) e indústria de extração (-22,4%).

A construção civil avança no Espírito Santo devido ao melhor desempenho do setor residencial e do setor industrial e logístico– com a expansão das atividades de grandes indústrias e a construção de novos galpões comerciais.

Segundo o Radar Imobiliário da Apex Partners de novembro, Vitória e Vila Velha receberam sozinhas 1.116 unidades residenciais neste ano. No mercado logístico, 25 mil metros quadrados de galpões logísticos e 128 mil metros quadrados  de condomínios logísticos estão em construção.

“Vale ressaltar que, de acordo com a análise da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o ano de 2022 tem se revelado favorável ao setor, configurando o segundo melhor ano da última década, atrás apenas de 2021”, apontou Marília Silva, economista-chefe da Findes.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas