Secretário da Fazenda do ES projeta aumento de arrecadação em 2023: "Responsabilidade fiscal e social"
Em 2023, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) vai investir R$ 163 milhões para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios capixabas e fomentar o empreendedorismo no Espírito Santo. Esse será o maior investimento de sua história no atendimento ao empreendedor capixaba. A expectativa é que sejam realizados mais de 450 mil atendimentos a empresários de pequeno porte e empreendedores que querem tirar um negócio do papel.
Acompanhe Mundo Business no Instagram
O Plano 2023 do Sebrae/ES prevê um investimento de R$ 127,5 milhões no atendimento ao cliente, por meio de consultorias empresariais, gerenciais e de inovação e tecnologia; além de cursos, palestras, oficinas, acesso a mercados e orientação empresarial. Hoje, a instituição capixaba é considerada uma das mais eficientes em termos de investimento no país.
“Esse valor é um recorde, e a nossa previsão é de que ele contribua ainda mais para a qualidade que já vem sendo desenvolvida pelo Sebrae/ES. Atualmente estamos entre os Sebraes do país com o melhor aproveitamento do investimento, atingindo 82% de eficiência operacional na aplicação dos recursos e com 93,5% dos nossos recursos aplicados nos Programas Estratégicos, focados no atendimento ao cliente”, afirma o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Entre os pontos levantados pelo Plano 2023 do Sebrae/ES está a estimativa de ultrapassar os 450 mil atendimentos, beneficiando pequenos negócios, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), além de pessoas físicas, como potenciais empresários e candidatos a empresários que procuram a entidade para desenvolver sua habilidade no empreendedorismo, para abrir o seu negócio ou, ainda, para sair da informalidade.
Segundo o superintendente, dentre os desafios assumidos pela entidade podem ser destacadas a ampliação da cobertura do atendimento no estado, alcançando mais empresas capixabas por meio de atuação proativa, com o Sebrae/ES indo ao encontro do empresário na sua empresa.
Para isso, o Sebrae/ES vai fortalecer o Programa Cliente em Foco, responsável pela descentralização e interiorização do atendimento, levando a entidade para mais perto do cliente. A previsão é de levar esse programa, durante o ano de 2023, para as seis regionais, alcançando os dez Escritórios de Atendimento do Sebrae/ES, além das dezenas de Salas do Empreendedor, espalhadas pelo território capixaba.
Ele destaca, ainda, o Programa Competitividade e Produtividade, que visa elevar o faturamento e a produtividade dos pequenos negócios atendidos pela entidade, por meio de ações e projetos focados nas principais cadeias produtivas setoriais do Espírito Santo, e o Programa Ambiente de Negócios, que articula no setor público e privado as principais demandas da classe empreendedora.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória