Jan 2023
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jan 2023
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Feira volta após dois anos

Os dias 7 a 10 de fevereiro abrem o calendário mundial de feiras, marcando o retorno da Vitória Stone Fair que precisou ser adiada em 2021 e 2022 em razão do avanço da pandemia da Covid-19.

A Vitória Stone Fair é um dos eventos mais importantes para o segmento de rochas ornamentais do mundo e atrai compradores de dezenas de países para o Espírito Santo. Estão previstas mais de mil variedades de mármore e granito e mais de 18 mil visitantes, incluindo compradores, arquitetos, designers e profissionais do mercado da construção, de mais de 60 países.

As empresas participantes têm a oportunidade de gerar oportunidades de negócios com empresas de mármore e granito para além dos Estados Unidos e China.

Segundo a CEO da Milanez & Milaneze, Flávia Milanez, a projeção de movimentar R$ 1 bilhão em negócios engloba toda a movimentação em torno da feira. “Isso significa todas as negociações fechadas, ou seja, que iniciaram e foram fechadas em seguida”, explicou.

A organização preparou uma nova configuração da planta do evento, que terá espaços projetados para facilitar o fechamento de negócios entre os expositores. Em 30 mil metros quadrados divididos em dois pavilhões, os participantes brasileiros e de países como China, Espanha, Itália e Turquia vão poder realizar negociações. É esperada a participação de 40 novas empresas participando pela primeira vez.

De 300 marcas expositoras, 80% são de pedras ornamentais e 20% de máquinas, insumos, equipamentos e serviços. Sendo eles de oito estados brasileiros e quatro países internacionais.

Flávia Milanez espera receber clientes internacionais durante a programação da feira, dispostos a conhecer indústrias e pedreiras capixabas.

“Nós temos a equipe de maquinário e tecnologia para apresentar as inovações desenvolvidas. Além de uma extensa programação com informações atualizadas sobre o setor de rochas, a Casa Vogue vai trazer palestrantes internacionais e apresentar conteúdos relevantes sobre arquitetura e design”, ressaltou Milanez.

Espírito Santo representa parte relevante das exportações de rochas ornamentais do país

De janeiro a novembro de 2022, o setor de rochas ornamentais no Espírito Santo registrou redução de 2,7% frente ao mesmo período de 2021. Nesse período, o estado exportou 990 milhões de dólares, contra 1,215 bilhão de dólares a nível nacional.

O dado foi divulgado pelo Centrorochas e pelo Sindirochas que reafirmam a expectativa do Espírito Santo, considerado o maior estado exportador do país, concluir 2022 com faturamento bem próximo ao registrado em 2021. O número aproximado é de 1,1 bilhão de dólares, correspondendo a mais de 83% das exportações nacionais.

Estados Unidos, China e Itália foram os principais destinos das rochas ornamentais enviadas pelo Espírito Santo, representando respectivamente 67%, 9% e 5% do total das exportações. Ao mesmo tempo, os três países receberam a maioria das rochas brasileiras, sendo respectivamente 58%, 13% e 8% do total das exportações.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas