Fev 2023
5
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Fev 2023
5
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Preço do gás não vai diminuir, diz presidente da ES Gás

Maior investimento do Plano de Negócios da ES Gás para o primeiro ciclo de operações, a obra consistiu na construção de 28 km de gasoduto, em área predominantemente rural, e teve custo de R$ 24,5 milhões.

Anteriormente, era necessário o transporte rodoviário de GNC do ponto de recebimento do gás, em Regência, até Bebedouro, onde o insumo era descomprimido para entrar na rede de distribuição. Com a obra, essa fase é dispensada, eliminando cerca de 240 viagens mensais de caminhões que percorriam cerca de 63 km entre os dois pontos, considerando ida e volta.

Com a interligação da rede, a oferta de gás passará de 40.000 m³/dia para até 360 mil m³/dia, que serão distribuídos pelo gasoduto, localizado em profundidade aproximada de um metro do nível do solo e dois metros da pista, por meio do qual serão abastecidos residências, indústrias, estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis.

O investimento foi viabilizado mais recentemente em razão do aumento da demanda de gás por Linhares, que recebeu investimentos privados bilionários nos últimos anos. “A solução mais viável no passado eram as carretas de gás natural comprimido porque a demanda pelo combustível era menor. Porém muitas empresas de instalaram na cidade e o tráfego de carretas se intensificou. Nesse cenário, investimento no gasoduto tornou a melhor saída, trocamos o custo operacional por um investimento”, comenta Heber Resende, presidente da ES Gás.

Uma vez que o investimento foi subsidiado pela redução do custo operacional com as carretas, o preço do gás ao consumidor final não será reduzido, da mesma forma que o valor cobrado pelo combustível em Linhares não era superior aos demais municípios quando o custo com carretas era absorvido pela ES Gás.

Essa obra era esperada pelo setor produtivo, já que a limitação energética era uma pedra no sapato para empresários que queriam se instalar em Linhares, cidade contemplada pela Sudene. Como o transporte de gás era realizado pelo modal rodoviário, em épocas de estradas obstruídas por cheias, o abastecimento era prejudicado.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas