Fev 2023
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Fev 2023
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Principal aposta do setor, Oriente Médio está atento à sustentabiliidade

O estudo exclusivo da Futura Inteligência, que entrevistou empresas de rochas ornamentais do Espírito Santo, indicou que 88% delas promovem pelo menos uma ação ESG (environmental, social and governance), ou seja, nos âmbitos social, ambiental ou de governança corporativa.

No quesito ambiental, 57% das empresas pesquisadas realizam ações de melhoria ambiental, com destaque para a prática de reflorestamento, reaproveitamento de água e o uso de energia de fontes renováveis.

Nessa área, o destaque é para o reflorestamento, citado por 72% das empresas que tem ações ambientais. 18% delas já adotam a energia solar, seja através de usinas de geração próprias ou a aquisição de energia de fontes renováveis no Mercado Livre de Energia– ambiente onde empresas com alto consumo de eletricidade podem adquirir energia de um fornecedor de escolha própria.

A governança corporativa também tem sido uma área de atenção nas empresas de rochas do Espírito Santo. 64% das empresas tem iniciativas de melhoria de governança, sendo consultoria em gestão, auditoria externa, certificações e treinamentos as principais ações.

Já na área social, 71% das empresas afirmaram realizar algum tipo de ação em benefício das comunidades locais, principalmente no apoio a instituições sociais de educação e saúde.

“Na nossa pesquisa, detectamos que as empresas em sua maioria já tem ações no âmbito ESG. Esse tema se torna cada vez mais relevante porque é um fator que influencia a decisão de compradores dos mercados interno e externo. A principal aposta do setor para 2023, o Oriente Médio, onde estão os Emirados Árabes Unidos, existem mais construções sustentáveis que no Brasil. Nesse sentido as pedras naturais saem ganhando, já que tem uma pegada de carbono 80% menor que os materiais sintéticos”, avalia Heitor Fernandes, diretor-executivo da Futura Inteligência.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas