Com energia solar em alta no ES, VP Solar quer faturar mais de R$ 40 milhões em 2023
Dois em cada dez habitantes de Serra, Vila Velha, Vitória e Cariacica, cerca de 268 mil pessoas, têm a intenção de comprar um imóvel nos próximos 24 meses, aponta um levantamento realizado pela Futura Inteligência nesses quatro municípios. Isso significa que a quantidade de imóveis demandados nesse período pode chegar a 76 mil, considerando uma média de 3,5 habitantes por moradia. O estudo da Futura conclui que o perfil de comprador de imóvel na Grande Vitória é jovem, de classe social menos privilegiada e quer morar em Vila Velha.
Apesar de Vila Velha estar na frente na intenção de compra de imóvel na Grande Vitória, Serra também é uma cidade de alta procura, com 26% das intenções de compra nos próximos 24 meses na população geral. 19% das pessoas dizem querer comprar uma casa ou apartamento em Vitória e 18% em Cariacica.
21% dos que responderam a pesquisa querem comprar uma casa ou apartamento em até 6 meses, 23% em até 1 ano e 39% devem esperar dois anos para comprar ou trocar seu imóvel. O tipo de imóvel procurado por quase nove em cada dez compradores é de dois ou três quartos.
Na análise do espectro social, a classe A buscará imóveis em Serra (31%), Vitória (26%) e Vila Velha (21%). Na classe B, a cidade mais desejada é Vitória (29%), seguida por Serra (25%). Nas classes C, D e E, Vila Velha tem 29% das intenções de compra, Serra 26% e Cariacica 22%.
“A intenção de compra de um imóvel é maior na população da classe A na Grande Vitória, com 25% das pessoas respondendo positivamente. A população de maior renda deve demandar nos próximos dois anos cerca de 3,3 mil imóveis. Nas classes C, D e E, a intenção de compra cai para 19%, mas quantitativamente a demanda por imóveis é muito maior e pode chegar a 50 mil unidades”, calcula José Luiz Orrico, sócio-fundador da Futura Inteligência.
O estudo conclui que a população jovem, de até 35 anos, tem maior apetite por imóveis nos próximos dois anos. Apenas 14% das pessoas acima de 45 querem comprar um imóvel nos próximos 2 anos, enquanto na faixa de 25 a 35 anos, 22% afirmam a intenção de compra.
Para Douglas Vaz, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon), “é natural que as pessoas com mais de 40 anos já tenham imóveis comprados e estejam estabelecidos em uma localização. Esse público já se sente familiarizado com o bairro, os vizinhos, o comércio, enquanto os jovens, mais ligados às redes sociais, ainda estão buscando opções de onde viver e vão demandar um grande volume de imóveis nos próximos anos”.
Apesar da forte tendência de verticalização das cidades da Grande Vitória, comprar uma casa ainda é o desejo da maioria das famílias. 67% dizem querer comprar casa nos próximos dois anos, enquanto 23% querem comprar apartamento e 5% querem comprar terreno.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória