Após aquisição, Granja Faria investe R$ 50 milhões na BL Ovos em Santa Maria de Jetibá
A multinacional suíça Mocoffee acaba de anunciar o investimento de R$ 20 milhões na construção de uma fábrica de monodoses de café, em Linhares, no Espírito Santo. O grupo aguarda a licença final para iniciar as obras em um terreno já adquirido no Polo Industrial VTO, próximo à fábrica da Olam. As instalações terão capacidade inicial para produção de 100 milhões de cápsulas por ano e também contarão com um Centro de Inovação para desenvolvimento de novos produtos. O início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano, sendo que o prazo para entrega da unidade fabril é de 24 a 30 meses.
Este será o terceiro centro de inovação e desenvolvimento do Grupo Mocoffee no mundo – os demais estão localizados na Suíça e em Portugal. A intenção de Ricardo Flores, CEO da empresa, é utilizar a estrutura de Linhares para desenvolver novos produtos e novas formas de consumo de cafés.
A escolha por Linhares para sediar o primeiro investimento do grupo no Brasil está sustentado pelo fato da região ser uma das principais cidades referências dentro da indústria cafeeira, com a presença de empresas como Café Cacique, maior exportadora de café solúvel do Brasil, e da multinacional Olam Agrícola.
“Fora a minha paixão pelo Espírito Santo, Linhares é uma das melhores cidades para realizar investimentos, principalmente, pela capacidade de produção de café. Se analisarmos as grandes novas indústrias estão investindo na região, entre elas, a Olam, Café Cacique e a Maratá. Linhares será o próximo hub industrial de café e faz sentido estarmos presentes”, explicou Flores.
Em conversa com a coluna Mundo Business, Flores também destacou que “o Espírito Santo é um dos melhores estados do país para realização de negócios pelo ambiente econômico favorável e transparência das instituições públicas”, comentou.
Só nos três primeiros anos de operação a fábrica criará 30 postos de trabalho diretos e cerca de 50 indiretos. Vale relembrar que em 2017 o empresário já demonstrou interesse em instalar uma unidade da Mocoffee no estado, mas só agora os planos devem ser concretizados.
Para isso, o português Ricardo Flores comprou, em 2017, a participação que a Wine tinha na empresa e um ano depois adquiriu a participação do Grupo Tristão.
A entrada no mercado brasileiro acontece no momento em que a Mocoffee adquire uma dimensão internacional muito expressiva.
As operações no mercado de produção de máquinas e comercialização de café em cápsulas estão em 20 países e o grupo é um dos líderes de mercado na Suíça, Austrália e Portugal. Recentemente, expandiu as operações para Indonésia, Espanha, Reino Unido e Emirados Árabes.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória