Mocoffee anuncia construção de fábrica de café em Linhares com investimento de R$ 20 milhões
Todos os setores que exercem atividades consideradas de risco, tarefas noturnas, com troca de turno e privação de sono podem se beneficiar diretamente com as avaliações realizadas pela plataforma Atento, braço da empresa de tecnologia GlobalSys. Empresas como Águia Branca, Gerdau, VIX Logística, Grupo CSC e Harsco Environmental já utilizam a plataforma para prevenir riscos e garantir o bom desempenho de seus colaboradores. Até o momento, mais de 10 mil trabalhadores estão usando a plataforma diariamente e mais de 10 milhões de testes foram realizados.
O especialista em medicina do sono, Dr. Sérgio Barros, responsável pela metodologia, desenvolveu o Atento para identificar se o colaborador está sonolento, ansioso ou apresenta outros sintomas que possam comprometer sua segurança.
A metodologia do teste de percepção foi desenvolvida há 20 anos e inicialmente era feita no papel, com uma pessoa cronometrando o tempo. Com o advento da tecnologia, foi criado um aplicativo que permite que o colaborador faça o teste de forma mais dinâmica pelo smartphone.
Em algumas empresas, como as mineradoras, onde não é permitido o uso de celulares nas áreas de trabalho, foram disponibilizados tablets nas áreas de convivência. A plataforma tem sido uma ferramenta eficaz na prevenção de acidentes de trabalho em diversos setores, como no transporte de passageiros, construção civil, atendimento, indústria, biomedicina, vigilância, elétrica e agronegócio.
A capixaba Viação Águia Branca foi pioneira na utilização dessa metodologia e, atualmente, os motoristas fazem o teste em todas as paradas obrigatórias durante o trajeto.
Esse teste, que é feito no início da jornada de trabalho, consiste em três telas com números embaralhados, em que o trabalhador deve marcar os corretos. O resultado indica se o colaborador está apto ou inapto para desempenhar suas atividades. Caso o colaborador seja considerado inapto, é disparado um e-mail para o líder técnico, que avalia a situação e toma as medidas necessárias.
Sérgio Barros ressalta que foram criados mecanismos que permitem inferir de maneira objetiva, por meio de medidas de tempo de reação.
“Uma das possibilidades de avaliação é o tempo de reação submetido, onde a plataforma consegue identificar se existem sinais subjetivos de sono ou sonolência excessiva. Outra possibilidade é a análise de variância, onde é possível identificar se o colaborador fez o teste de forma anormal e ter acesso ao histórico da curva de tendência, que acumula manifestações em termos de estar dormindo bem ou mal”, explicou Barros.
O head de Operações da Atento, Carlos Damazio, destaca que a plataforma vai muito além de prevenir acidentes. “A grande importância é salvar vidas porque o teste identifica se o colaborador não está legal, ansioso ou sonolento. As intenções são essas: minimizar os riscos de acidentes e salvar vidas”, disse Damazio.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória