Cesan vai investir R$ 9 bilhões para universalizar saneamento e mira expansão nacional
O Hub de Gente, uma iniciativa que visa melhorar as relações de trabalho entre empresários e executivos, acaba de concluir seu primeiro ciclo de atividades. Durante o período, foram realizados 10 encontros presenciais que contaram com a participação de líderes de recursos humanos e executivos de empresas, além do apoio de empresas como Grupo Coutinho, Rhopen, Unimed, Samarco, Vip Rede e Totvs. Com visitas a empresas, conexões com universidades e debates internos, o Hub ajudou empresas a criarem soluções para lidarem melhor com seu principal recurso: o humano.
Entre os resultados do primeiro ciclo do Hub de Gente, destaca-se a co-criação de soluções para o desenvolvimento dos colaboradores das empresas participantes. Todas as soluções têm como objetivo impactar o futuro do trabalho e suas relações, promovendo mudanças nas relações de trabalho, diversidade, equiparações salariais, não precarização e respeito.
Dentre as soluções criadas, estão a capacitação de lideranças para lidar com a saúde emocional dos colaboradores, o desenvolvimento de jornadas de formação para colaboradores, a criação de uma cultura organizacional amigável à transformação e inovação, entre outras.
Arisio Tessarolo, CEO da Tess Contabilidade e presidente do Espírito Hub, destacou a importância da cultura de valorizar as pessoas nas empresas para transformar as organizações e proporcionar crescimento de longo prazo. Ele relatou a experiência da Tess em criar uma cultura de inovação para melhorar seus serviços.
Para o próximo ciclo, a iniciativa planeja fazer imersões em empresas que já estão avançadas com algumas soluções ou descobrir novas dores dentro das empresas. Além disso, serão realizadas conexões com outros hubs e empresas para a implementação de soluções e exposição das soluções testadas para o ecossistema.
Segundo Cátia Horsts, presidente do Hub de Gente e sócia da Rhopen, essa conexão ampla será possível pois o Hub de Gente é transversal, ou seja, pode se conectar com empresas de qualquer porte ou segmento de atuação. Afinal, a pauta ‘pessoas’ interessa a todas as organizações.
“O foco do Hub de Gente são as relações humanas, a preocupação genuína com o ser humano. O desafio de forma geral é o desafio das relações de trabalho e da liderança, estar preparado para lidar com times diversos. Esse é um desafio que está na agenda de todas as empresas, por isso dizemos que é um hub transversal, que pode também se conectar com outros hubs”, disse Cátia.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória