Abr 2023
29
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Abr 2023
29
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Primeira fase do Porto demandará um investimento acima de R$ 1,5 bilhão

O Quebra-Mar Leste é uma estrutura essencial para as operações portuárias e está avançando rapidamente com cerca de 350 mil toneladas de rochas já lançadas, de um total previsto de 5 milhões de toneladas. A estrutura terá 2,3 quilômetros de extensão quando concluída.

A Fábrica de Pré-moldados é outra obra que está em andamento no Imetame Porto Aracruz. A estrutura será responsável por fabricar todas as peças de concreto necessárias para o empreendimento e será um grande diferencial para acelerar o processo de construção do cais.

“A Imetame possui uma vertical de produção de mineração que fornece rochas para as obras do porto, bem como rochas estruturais do quebra-mar e brita para a fabricação de concreto”, explica Anderson Carvalho, diretor de operações do Imetame Porto Aracruz.

A Dragagem também segue em ritmo acelerado. A draga escavadeira “No woman, no cry” já dragou cerca de 15% da primeira etapa, o que corresponde a 473 mil m³. A draga utilizada é uma das maiores do mundo e será responsável por permitir o início da atracação de navios no Imetame Porto Aracruz quando estiver em plena operação.

De acordo com Anderson Carvalho, atualmente a área dragada possui 7 metros de profundidade e o objetivo é chegar a uma profundidade de 17 metros na área de atracação para receber navios de grande porte.

A construção do porto em si será feita em fases, com a primeira fase planejada para movimentar 300 mil contêineres por ano com investimento acima de R$ 1,5 bilhão. O empreendimento está sendo construído pensando no futuro e a expansão será feita de acordo com a demanda.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas