Bandes quer repassar R$ 100 milhões para a inovação em 2023
Em meio à forte retomada do turismo de negócios e lazer, a LATAM prevê um forte crescimento do número de voos chegando e saindo do Aeroporto de Vitória em 2022. No ano passado, a companhia realizou cerca de 9,6 mil pousos e decolagens na capital e nesse ano, a projeção é de crescer 24%, podendo chegar assim a 11,9 mil voos.
O crescimento do número de voos chegando e partindo de Vitória deverá ser impulsionado principalmente pela demanda aquecida por voos entre Vitória e Rio de Janeiro (Santos Dumont), São Paulo (Congonhas) e São Paulo (Guarulhos), este que é o principal hub de conexão da companhia à sua malha doméstica de 55 destinos e 21 internacionais. A LATAM também opera voos diretos de Vitória para Brasília e Fortaleza.
Em nota, a empresa afirmou que tem acompanhado o aumento da demanda por voos na capital e avalia que as melhorias na infraestrutura do aeroporto contribuíram para o avanço da aviação comercial no estado.
“Vitória é uma importante cidade de atuação da LATAM na região sudeste do Brasil. Por isso, a companhia tem acompanhado o crescimento da demanda de/para a cidade e ajustando de maneira sustentável. Sem dúvidas, o investimento na infraestrutura do aeroporto local colabora com esse crescimento ao proporcionar mais eficiência à operação, e conforto e segurança aos clientes”, pontuou a LATAM.
Ainda, a LATAM foi considerada a companhia aérea mais pontual do aeroporto de Vitória nos últimos 12 meses. Segundo dados de pontualidade registrados pela Cirium, empresa especializada na análise de dados da aviação mundial, 86,62% dos voos da companhia com destino à capital capixaba entre maio de 2022 e abril deste ano pousaram dentro do horário programado.
No Aeroporto de Vitória, os números também apontam para o crescimento da aviação comercial. Em 2022, o aeroporto somou 39,9 mil pousos e decolagens nacionais e internacionais em todas as companhias aéreas (sim, Vitória tem a capacidade de realizar voos internacionais de cargas). Já no primeiro trimestre deste ano o número de pousos e decolagens avançou 21,4% com relação ao mesmo período do ano passado– de 8.950 voos para 10.866 voos.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória