Jun 2023
5
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jun 2023
5
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Vila Velha avança mais de 90 posições no ranking global

O Global Startup Ecosystem Index é elaborado com base em uma série de indicadores, tais como o investimento total acumulado no setor de startups, o número total acumulado de empregados no setor de startups, a quantidade de startups e investidores, o número de espaços de coworking e aceleradoras, índice de diversidade, velocidade da internet, custo da internet e liberdade na internet.

Em meio a essas métricas, o Brasil, mesmo recuando uma posição no ranking global, agora na 27ª colocação, ainda se sobressai em relação a países como Emirados Árabes Unidos, Itália, Nova Zelândia, Chile, México e Malásia.

No cenário nacional, São Paulo destaca-se como a cidade mais bem colocada, ocupando a 17ª posição a nível global.

Para o estudo, a economia brasileira de startups poderia se beneficiar de várias melhorias, como a redução de taxas de juros altas, o aprimoramento do nível de proficiência em inglês e a execução de reformas empresariais necessárias.

No cenário capixaba, Vitória e Vila Velha estão reforçando sua presença. Ambas as cidades possuem startups que se destacam no panorama nacional, como Manda Pro Financeiro, One Grid, Kokar, IndustriALL, Shipp (atualmente Americanas Delivery), payparking, Start You Up Aceleradora e EasyMe.

Vitória, subiu duas posições no ranking global, alcançou a posição 774, estando no 20º lugar no ranking brasileiro e no 34º na América Latina.

Por outro lado, Vila Velha, mesmo estando mais de 100 posições atrás da cidade vizinha, fez uma notável escalada de 91 posições e situa-se agora na 877ª posição globalmente, sendo a 23ª no ranking nacional e a 41ª na América do Sul.

Para Samuel Graciolli, do Sebrae/ES, contribuiu para essa ascensão o melhor alinhamento entre os atores do ecossistema de inovação do estado.

“O que fez o Espírito Santo melhorar no ranking é que começamos a olhar para o mesmo norte: começamos a convergir, falar a mesma língua e acertar a nossa “Torre de Babel”. Temos um ecossistema que vem crescendo e tem diferenciais, mas é novo– começamos a falar de startups em 2015. Existem ecossistemas mais maduros como Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco, mas penso que conseguimos avançar mais rápido que eles se continuarmos nesse caminho. Somos um estado com território menor, onde é mais fácil se conectar, e estamos mais próximos do centro PIB do Brasil”, analisa Samuel.

Segundo o especialista do Sebrae/ES um dos maiores desafios para o ecossistema de inovação capixaba seguir evoluindo é ter ainda mais coesão nas ações entre os ambientes promotores de inovação, ordenando-os em uma cadeia para que os empreendedores tenham clareza sobre quem buscar apoio de acordo com seu estágio de desenvolvimento e setor de atuação.

Postado Agora

Extra: Sebrae/ES seleciona startups para desafio nacional

As startups capixabas Actiz, Converta, Jade Autism, Persora, Upcitie e Zero Esgoto foram as grandes vencedoras da seleção estadual do Desafio Sebrae Like a Boss, competição que aconteceu recentemente no Espírito Santo Innovation Experience (ESX23). Essas startups promissoras terão a oportunidade de participar do tão aguardado Startup Summit 2023, um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do país, que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Centrosul – Centro de Convenções de Florianópolis.

Postado Agora

Startup Summit 2023 terá mais de 10 mil participantes

O Startup Summit 2023 vai reunir mais de 200 palestrantes, 10.000 participantes, startups promissoras e grandes nomes do ecossistema empreenedor. Durante os três dias de evento, haverá uma programação com  conteúdo relevante, área de negócios com as principais empresas do setor e a presença de formadores de opinião e especialistas em tendências do mercado nacional e internacional.

Postado Agora

Startups selecionadas comemoram

Para Ramon Spinassé, CEO da Actiz, estar presente em uma competição nacional e participar do Startup Summit é uma oportunidade única para mostrar suas soluções e estabelecer conexões estratégicas no setor da inovação. “Estamos entusiasmados com essa conquista e ansiosos para compartilhar nossas ideias com outros players do mercado. Acreditamos que essa experiência será mais um passo importante para o fortalecimento da nossa startup”, afirma Spinassé.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas