Godrive, de assinatura de veículos, investe R$ 100 milhões para ampliar frota
Estreia neste sábado (15) às 14h na TV Vitória/Record TV a terceira edição do Espírito Startups, o primeiro reality show de inovação do Espírito Santo. Neste episódio será definida a primeira de três startups que avançam para a final, valendo um prêmio de meio milhão de reais. Na fase eliminatória os empreendedores vão apresentar seus negócios e responder os questionamentos dos jurados. Em seguida, a banca decide quem volta para casa e quem avança na competição. Conheça a seguir as startups e os jurados que participam da estreia.
A banca do primeiro episódio é formada por empreendedores e executivos de peso. Além dos jurados fixos- Antônia Chieppe, da Apex; Rogério Salume, fundador da Wine, e Rodrigo Miranda, fundador da Zaitt e Americanas Delivery- o episódio terá dois convidados especiais nas cadeiras rotativas. São eles: Guilherme Iglesias, sócio da Vip Rede e Paulo Wanick, diretor de finanças da ArcelorMittal.
Eles dão a palavra final sobre quem segue para a final e quem sai da disputa.
Sócio de uma das principais empresas de tecnologia do estado, a VipRede, Guilherme Iglesias vai trazer seu conhecimento profissional para avaliar as startups. Ele é jurado estreante no Espírito Startups.
“As expectativas estão altas. Acompanho a evolução do programa, que tem apresentado um nível cada vez melhor das startups participantes. Afinal, o processo de seleção é muito criterioso com mais de 300 startups analisadas e apenas nove selecionadas. Essa edição vai trazer projetos com startups em diferentes fases: algumas mais incipientes, outras que já faturam e participaram de rodadas de investimento. Em comum, elas têm muita criatividade na resolução de problemas relevantes das empresas e da sociedade. A oportunidade de estar do outro lado como jurado é desafiadora, mas acredito que a vencedora será o projeto mais qualificado”, afirma Iglesias.
Refilme, MedAssist e Takeat são as três startups que vão disputar a primeira vaga na final do Espírito Startups.
A Refilme, fundada pelas irmãs Isabela e Flávio Vitoi, desenvolveu uma solução de marketing sustentável para empresas. A startup comercializa espaços de mídia em estações de abastecimento gratuito de água potável.
A empresa teve um aumento de faturamento de 290% no ano passado e quer triplicar esse número neste ano. Além disso, eles conquistaram quase 1 milhão de acessos a estações e 54 mil downloads do app, o que ajudou a reduzir meio milhão de garrafas plásticas de água.
A MedAssist, de André Fonseca e Nilo Neto, inovou ao criar uma plataforma que conecta clínicos gerais a médicos especialistas para acelerar a jornada do paciente. Quando o clínico geral encaminha remotamente para um especialista, eles conseguem resolver 90% dos casos.
A empresa atua em 5 estados e 24 hospitais, e já gerou uma economia de 14 milhões em logística e 90 mil horas de pacientes. Eles buscam um investimento de 2,5 milhões para investir em tecnologia e levar outras especialidades além da ortopedia
Por fim, a Takeat, de Miguel Carvalho, oferece uma solução tecnológica completa para clientes e donos de restaurantes, incluindo fazer pedidos, pagar a conta e marketing, gestão financeira e delivery. A Takeat foi uma das primeiras startups a serem investidas pelo Fundo Soberano do Espírito Santo e alcança 120 mil pessoas por mês.
Natural de São Gabriel da Palha, noroeste do Espírito Santo, Rafael Furlanetti, diretor institucional da XP Inc., recebeu ontem (12) o Título de Cidadão Espírito-Santense e a Ordem do Mérito Domingos Martins. Com capital aberto na bolsa americana, a XP faturou R$ 14 bilhões em 2022. Furlanetti iniciou sua carreira vendendo jeans em Vitória, depois foi para São Paulo estudar na FGV e ingressou no mercado financeiro no Bradesco BBI, como comerciante de vendas de ações. Em 2010, juntou-se a XP Investimentos, tendo exercido funções nas áreas de atacado do grupo, tornando-se sócio e diretor institucional.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória