Hub de inovação gera retorno de até 500% para empresas do Grupo Buaiz
Em 2023, a Mec Show cravou sua marca como um dos maiores eventos industriais do Brasil, servindo de termômetro para a pujança da indústria capixaba. Este ano, a feira registrou números impressionantes: mais de 18 mil visitantes e um volume de negócios que chegou à casa dos R$ 123 milhões – um aumento de 20% em comparação ao ano anterior.
Em um movimento de crescente interesse pelo setor industrial do Espírito Santo, a feira atraiu cerca de 3.500 visitantes a mais do que na última edição. Esse fluxo trouxe uma movimentação econômica sem precedentes para o evento. Só as mesas de negociação, uma iniciativa do Sebrae, somaram previsões de R$ 93 milhões em futuros acordos. Fornecedores locais tiveram a oportunidade de negociar diretamente com grandes nomes da indústria, como Vale, ArcelorMittal, Samarco e Petrobras.
Para Marcos Milanez, diretor da Milanez&Milaneze – empresa responsável pela organização da Mec Show – os números comprovam o sucesso da feira. “Apresentamos inovações em máquinas, equipamentos e serviços industriais. A resposta foi além das expectativas, com crescimentos em visitação e negociações. A indústria capixaba está em alta e as oportunidades se multiplicam,” celebra Milanez.
Cris Samorini, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), destaca a jornada de crescimento do setor industrial local. “Na Mec Show, vemos o reflexo dos principais setores industriais que têm alavancado o Espírito Santo. O crescimento exponencial é inegável. Em 1990, apenas 6% de nossas empresas tinham presença em grandes obras nacionais. Hoje, este número saltou para mais de 60%. O estado está, cada vez mais, consolidando-se como potência no setor industrial,” conclui Samorini.
A coordenadora do evento, Bruna Meriguette, já antecipa boas novas para 2024: o evento será nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no Pavilhão de Carapina. “Já temos uma lista de espera para a próxima edição e a demanda sugere a abertura de um terceiro pavilhão. Estamos animados com o que está por vir,” antecipa Bruna.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória