O Espírito Santo dominou o pódio do Desafio Sebrae Like a Boss, que aconteceu no Startup Summit, maior evento de inovação do Brasil que aconteceu em Florianópolis na última semana. Das 36 startups selecionadas para apresentar seus pitches, dentre as 500 inscritas de todo o país, quatro foram capixabas. No anúncio dos vencedores, uma surpresa positiva: todas as representantes do Espírito Santo foram premiadas. Na competição voltada para o mercado doméstico, subiram ao pódio a Persora (2°) e a Converta (3°), enquanto na competição voltada para o mercado internacional, a Zero Esgoto (1°) e Actiz (2°) foram premiadas.
O Desafio Sebrae Like a Boss é uma iniciativa conjunta do Sebrae, em parceria com o Instituto Inova+, com o propósito de impulsionar startups de todo o país. Durante três dias, as startups enfrentaram desafios em um ambiente especialmente criado no Estande Sebrae Startups, no Startup Summit. Elas apresentaram ideias inovadoras a uma banca de avaliadores experientes.
A startup Zero Esgoto (ES) foi a grande vencedora do Desafio Like a Boss, Actiz (ES) e Polimex (RJ) ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente na etapa internacional. Enquanto na categoria nacional as empresas Ocalev (PA), Persora (ES) e Converta (ES) levaram a melhor na disputa pelo top 3. Vale lembrar que três dessas startups, Persora, Converta e Actiz são investidas do Fundo Soberano do Espírito Santo.
Os vencedores da categoria nacional terão direito de participar em evento nacional de investimento em Novembro, com acesso a mentorias individuais e coletivas preparatórias. Os seis vencedores da categoria internacional terão vaga na na Entrepreneurship World Cup (copa do mundo de empreendedorismo) como representantes nacionais da disputa e as três melhores colocadas participarão em outro evento internacional, o Get In The Ring 2024.
Uma das vencedoras, a capixaba Persora, desenvolveu uma plataforma para apoiar líderes no alcance de alto desempenho de suas equipes. Milena Nascimento, co-fundadora da Persora, expressou sua alegria pela conquista.
“Trazer o segundo lugar para casa é significativo para nossa equipe, demonstrando a conscientização sobre a necessidade de mudanças na liderança e na forma como nos relacionamos com pessoas e empresas. Sem dúvida, a jornada até a final do Sebrae Like a Boss nos transformou em uma startup mais robusta”, comemorou.
Ramon Spinassé, CEO da Actiz, expressa sua imensa satisfação ao testemunhar quatro startups capixabas entre as seis melhores do Brasil. “Esse marco não é apenas uma confirmação de que o nosso ecossistema está amadurecendo rapidamente, mas também um indicativo de que estamos apenas iniciando uma jornada notável de fortalecimento do mercado de inovação”, pontuou.
Mercado Internacional
1º lugar: Zero Esgoto (ES); A capixaba Zero Esgoto criou uma tecnologia patenteada que transforma esgoto em água limpa em até seis horas, sem o uso de eletricidade e produtos químicos, e sem gerar lodo residual.
2º lugar: Actiz (ES), a startup capixaba digitaliza e otimiza a gestão de laboratórios de controle de qualidade;
3° lugar: Polimex (RJ), que desenvolveu plástico natural biodegradável a partir de materiais 100% renováveis.
Mercado Nacional
1º lugar: Ocalev (PA); desenvolveu uma aplicação web que reduz em dez vezes o custo de elaboração de projetos elétricos para projetistas.
2º lugar: Persora Tecnologia Ltda (ES), que criou um sistema que implanta novo conceito de cultura nas empresas e facilita a tarefa de liderar equipes.
3° Lugar: Converta: vencedora do reality show Espírito Startups e investida pelo Fundo Soberano do Espírito Santo, a Converta transforma sites em aplicativos em apenas 24h.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória