Sob controle da VIX, EBEC levanta R$ 450 milhões para reestruturar e investir
O turismo das montanhas capixabas acaba de ganhar um reforço inédito. O fundador da cervejaria Wals, da K-Happy e ex-sócio da Ambev, José Felipe Carneiro, se uniu à Cervejaria Azzurra, de Pedra Azul, para abrir a primeira unidade da Fazenda Cervejeira no Espírito Santo, na Rota do Carmo. A Fazenda Cervejeira é uma rede de estabelecimentos idealizada por José Felipe que proporciona experiências em torno da fabricação da cerveja, desde plantio e colheita de insumos até experiências gastronômicas e de lazer. O investimento na unidade capixaba será de R$ 2,5 milhões e a previsão de inauguração é no verão de 2024.
A propriedade que sediará a Fazenda Cervejeira de Pedra Azul está localizada na Rota do Carmo e tem uma área total de 2,5 hectares, dos quais um hectare será destinado para a plantação de lúpulo e infraestrutura da fazenda e do restaurante.
O solo já está em processo de preparação para a plantação de cinco variedades de lúpulo e espera uma safra inicial de 100kg a 150kg por ano. Essa produção será destinada para a fabricação artesanal de cerveja pela Azzurra, que será consumida pelos visitantes.
“Além de desfrutar da cerveja produzida na região, o visitante poderá participar do Dia de Campo, atividade em que vai colher e selecionar o lúpulo que será utilizado na produção da cerveja. A ideia é ensinar mais sobre o todo processo produtivo da planta ao copo, da mesma forma que acontece nas vinícolas”, afirma Thalles Guimarães, sócio-fundador da Azzurra e da Fazenda Cervejeira.
Além do serviço de cervejas artesanais, a Fazenda Cervejeira de Pedra Azul terá bar, churrasco no fogo de chão e um restaurante com diversas opções de pratos regionais. O espaço ainda terá uma capela para eventos privados e até casamentos.
Segundo José Felipe Carneiro, a atratividade turística e econômica do Espírito Santo, aliada à presença de uma cervejaria local de referência foram atrativos para abrir a primeira Fazenda Cervejeira do Espírito Santo. Hoje existem cinco Fazendas Cervejeiras em atividade e em construção no país, em Minas Gerais, Alagoas e agora no Espírito Santo.
“Fiquei impressionado com o volume de visitantes da região, com a organização, a segurança e o posicionamento privilegiado da região de Pedra Azul. Vamos estabelecer essa unidade da Fazenda em uma localização privilegiada, valorizando as características e produtores locais e proporcionando uma imersão no mundo da cerveja. Com isso, queremos impulsionar o turismo na região e fortalecer o mercado cervejeiro capixaba”, afirma Carneiro.
A Azzurra é uma das principais cervejarias artesanais do Espírito Santo com uma produção de 120 mil litros por ano e conta com uma fábrica própria em Venda Nova do Imigrante e duas cervejarias voltadas para o público na Rota do Lagarto e na Rota dos Ipês.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória